Resumo da novela “A Dona” em 03/01: no capítulo 020(*) da novela, Valentina se surpreende ao ver Lázaro morto e sai correndo assustada. Chegando a casa grande ela conta a Isabel e Benita o que viu e, em seguida, sofre uma crise nervosa. Valentina manda chamar Rodrigo e pergunta o que ele acredita ter ocorrido. Rodrigo diz que certamente Lázaro foi atingido por um coice do cavalo. Ele também diz a Valentina que o fato pode trazer problemas para ela. Valentina então pergunta o que ele sugere que façam. Rodrigo responde que o melhor a fazer é jogar o corpo de Lázaro em algum local longe de suas terras. Valentina diz que jamais fará isso e que quer agir dentro da lei, já que não tem nada a temer. José Miguel diz a seu pai que Valentina está muito interessada em comprar a fazenda Montesinos. Ivana vai ao consultório de Felipe e se esforça para parecer amável.
O delegado do povoado diz a Valentina que ela terá que acompanhá-lo, pois ela é a principal suspeita da morte de Lázaro. Benita grita ao delegado que Valentina não é uma assassina. O delegado pensa que a morte de Lázaro pode ter sido causada por um golpe muito forte, não necessariamente um coice de cavalo. Benita, chorando, diz a José Miguel que levaram Valentina presa. Rodrigo vai atrás de Valentina, seguido por José Miguel. O delegado diz a Valentina que o fato de ela ser rica e poderosa não conta nada para ele, pois se ela tiver culpa, será presa e julgada. José Miguel chega a delegacia e Rodrigo impede que ele entre onde está Valentina. José Miguel se apresenta como advogado de Valentina e diz a ela que Isabel o contratou.
Ivana beija José na festa
José Miguel se oferece para ir ao centro de saúde para tratar do assunto da autópsia de Lázaro. Felipe informa a José Miguel que não tem como garantir que a causa da morte de Lázaro foi um golpe de cavalo. José Miguel o questiona se crê que Valentina tenha sido capaz de matá-lo. Felipe diz que jamais creditaria uma morte à Valentina. José Miguel diz que se Felipe não for pessoalmente falar com o delegado, Valentina pode acabar levando a culpa e ficando presa pelo homicídio de Lázaro. Cristina diz a Rodrigo que está certa de que ele é o assassino de Lázaro, pois viu que em suas roupas há manchas de sangue. Rodrigo segura Cristina com violência e garante que o sangue em suas roupas era do cavalo de Valentina, que se feriu no dia anterior.
Ele conclui dizendo que se ela seguir com essas idéias, a deixará sozinha para sempre. Rodrigo, fingindo estar muito ofendido, diz a Cristina que mais uma palavra sobre esse assunto e ele vai buscar outro lugar para viver. Felipe diz ao delegado que não pode afirmar que a morte de Lázaro tenha sido causada por um coice de cavalo, mas que tem certeza que uma mulher não poderia ter cometido o crime, pois foi aplicada muita força no golpe que vitimou Lázaro. José Miguel diz que não havendo nenhuma prova contra Valentina, ela precisa ser solta imediatamente. Valentina é libertada. José Miguel se oferece para levar Valentina a Os Caracóis. Ela resiste e José Miguel a segue de cavalo. Num determinado momento, Valentina, exausta, aceita a carona de José.
Rodrigo, vendo a dona chegar com José Miguel, a questiona e diz que acreditava que ela não gostava de José Miguel, mas vê que estava enganado. Rodrigo pergunta o porquê de ela ter aceito essa ajuda de José. Valentina responde que aceitou a ajuda porque teve vontade, e Rodrigo não deve fazer perguntas, apenas servi-la. José Miguel chega a festa oferecida por Sandra em sua homenagem e todos o saúdam com uma salva de palmas, que o deixam desconcertado. Ivana agarra José em meio a festa e o beija. Incomodado, José Miguel sai da festa e poucos passos depois dá de cara com Rodrigo, que exige explicações quanto a sua relação com Valentina.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.