Resumo da novela “A Dona” em 03/03: no capítulo 063(*) da novela, Valentina adverte Alonso que se ele não sair imediatamente de sua casa, chamará seus capatazes para que o façam. Valentina diz a Benita que Alonso foi a fazenda pedir seu perdão, mas suspeita que a intenção verdadeira era comovê-la para que ela perdoasse sua dívida. Valentina pergunta a Ivana se alguém da fazenda disse a Alonso sobre o casamento que ocorreria entre ela e José Miguel. Benita responde que talvez Ivana ou Ernesto tenham comentado, ainda que sem querer. Gabriela diz a José Miguel que existe uma razão forte pela qual Valentina mudou drasticamente com ele. Ela conta que Célia se apresentou com uma criança nos braços e garantiu que era filho de José Miguel.
José Miguel pergunta a Gabriela se foi por isso que Valentina ateou fogo na cabana de Sabino, sem se importar que seu pai estava dentro. Gabriela questiona se José realmente acha que Valentina seria capaz disso. Ivana diz a Leonor que se ela realmente amava Frederico, e sabe que foi Rodrigo quem incendiou a cabana e o matou, o porquê de não o denunciar. Leonor responde que ama seu marido, mas por amar mais a seu filho quer que ele continue acreditando que Valentina é a assassina de seu pai.
Maria da Luz encontra a camisa de Rodrigo manchada de sangue. Cristina diz que o sangue certamente é de Lázaro, pois Rodrigo foi quem o matou. Maria da Luz diz que essa é a grande oportunidade da mãe de denunciar Rodrigo e assim cobrar todas as coisas que ele a fez. Ivana tenta fazer Leonor dizer porque não teve mais filhos. Leonor responde que Ivana não tem nenhum direito de se meter em seus assuntos pessoais. Rodrigo encontra Maria da Luz e Cristina e as adverte que andando sozinhas por aí pode acontecer alguma coisa de ruim com elas.
Alonso procura novamente por Valentina
Cristina diz a Maria da Luz que Rodrigo é um homem perigoso e que não irá denunciá-lo, pois ele se vingaria. Sandra diz a Felipe que ela e seu pai saíram da casa, deixando Enriqueta sozinha e deprimida. Felipe diz a Sandra que não quer destruir sua família. Se esse for o preço do amor da moça, ele prefere se afastar dela. O Padre Ventura trata de convencer Enriqueta de que sua atitude afastou a sua filha e seu marido, que Felipe é uma boa pessoa e não tem culpa nenhuma em tudo que está acontecendo com sua família.
Valentina e José Miguel se encontram e ele diz que precisam resolver muitas coisas. Alonso chega e Valentina pergunta o que ele faz ali. Alonso responde que foi reconquistá-la e não sairá dali sem conseguir, ainda que ela esteja comprometida com José Miguel. Valentina responde que seu compromisso com José Miguel foi desfeito, mas que Alonso não se iluda achando que isso foi por ele. Alonso insulta José Miguel e eles brigam. Rodrigo chega e ameaça Alonso com um revolver, gritando para que ele saia imediatamente dali.
Rodrigo mira José Miguel e o diz que ninguém tirará o prazer de acabar com sua vida. Porém, Rodrigo acaba desistindo e vai embora. José Miguel diz a Ivana que sua mãe está triste por sua ausência. Ela o responde que jamais perdoará a mãe por ter enganado Leonor, a quem muito estima. Alonso procura novamente por Valentina e ela ordena a Rodrigo que o tire imediatamente se sua propriedade faça com que nunca mais volte.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.