Resumo da novela “A Dona” em 04/04: no capítulo 082(*) da novela, José Miguel diz a Valentina que tem certeza que o filho que Ivana está esperando não é dele, já que nunca tiveram relações, pois do contrário ele lembraria, finaliza dizendo amar Valentina e não querer perdê-la.
Valentina responde que ele deveria se casar com Ivana, José Miguel a diz que o que ele faria com todo amor que senti por ela, Valentina e José se abraçam. José Miguel, furioso, diz a Ivana que ela transformou sua vida em um inferno. Ivana o diz que ela não desejava ter um bebê, mais aconteceu e esse será um laço que os unirá para sempre. Cristina diz para Amparo que Rodrigo a humilhou e que não tem provas de que ele matou Lázaro. Valentina recebe flores de Rodrigo e pede a Maria da Luz que as retire imediatamente de sua casa. José Miguel se surpreende ao saber que o novo dono de suas terras é Rodrigo.
Rodrigo adverte Leonor
José Miguel exige de Rodrigo provas de que realmente é o novo dono das terras da fazenda Montesinos. Um senhor se apresenta como representante legal de Rodrigo e mostra as escritas da fazenda. Rodrigo o diz que ficará com as terras e também com Valentina e pede a José que desapareça da fazenda antes que ele o expulse a balas. Isabel diz a Valentina que Ivana não merece o sacrifício que ela está fazendo ao renunciar o homem que ama. Por fim, ela pede perdão a Valentina por ter se calado sobre a relação de Ivana com Alonso. Enriqueta, por uma ideia de Leonor, faz Felipe acreditar que enfim aceitou seu casamento com Sandra. Amparo sugere a Felipe que não confie muito em Enriqueta, pois a conhece há muito tempo e ela sempre foi uma pessoa deslumbrada e má.
José Miguel diz a Moises que Rodrigo foi quem comprou suas terras. Maria da Luz diz a sua mãe que precisam levar a roupa de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que o melhor é esquecer esse assunto. Maria, chorando, reclama com a mãe que Rodrigo fez muito mal as duas, e confessa que ele a violou. Ivana pede perdão a Valentina por tê-la roubado. Ela também pede ajuda para que José Miguel não deixe seu filho sem um pai. Valentina deixa claro que se não houvesse esse bebê, lutaria pelo amor de José. Mas como respeita os valores familiares, deixará seu caminho livre. Rodrigo adverte Leonor que não dará a José Miguel nem uma única gota da água de seu lago.
Gabriela chega angustiada a cabana
Alonso beija Valentina e fica desiludido quando percebe que não é correspondido, mas a diz que esperará até que ela o aceite, Valentina o responde que esse dia pode jamais chegar. Valentina diz a Isabel, Benita e Gabriela que o Delegado Toledo tem perguntando sobre sua vida aos moradores do povoado, e que sabe que todos ainda a chamam de víbora, e isso tem levado cada vez mais o Delegado a crer que ela foi capaz de matar Oscar. Ivana diz a Leonor que José Miguel denunciou Rodrigo e ele foi preso, e que Alonso está no povoado disposto a reconquistar Valentina. Leonor responde que lamenta desanimá-la, mas que a única coisa que a presença de Alonso vai conseguir é causar ciúmes em José Miguel.
Enriqueta toma a liberdade de comprar móveis para a casa de Sandra, e Felipe, furioso, manda que retirem tudo. Isabel vai visitar Ivana para lhe perguntar como foi o interrogatório, e oferecer seu apoio, mas fica impactada quando vê Ivana ter alucinações e acaba confessando que matou Oscar Almeida. Ivana rapidamente se recupera e nega a mãe que tenha cometido o crime, e manda Isabel embora. Felipe se desculpa com Sandra por sua atitude, a diz que ela merece tudo, mas que no momento ele não pode proporcionar melhores condições de vida a ela.
Sandra diz a Felipe que o nota muito estranho e que sabe que ele tem mentido, pergunta depois o que está acontecendo, e ele responde que no momento, não pode dizer, mas pede que ela confie nele. José Miguel e Valentina se encontram na cabana e se abraçam apaixonados. José Miguel a diz que vive atormentado pelos ciúmes, Valentina o responde que ele a faz muita falta, e pede para que se esqueçam do mundo, eles se beijam. Gabriela chega angustiada a cabana e diz a Valentina e José Miguel que Isabel se declarou culpada da morte de Oscar Alme.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.