Resumo da novela “A Dona” em 06/01: no capítulo 023(*) da novela, Benita se zanga ao ouvir Ivana falar mal de Valentina e a adverte que uma palavra mais e ela mesma lhe calará a boca. Isabel se surpreende e pergunta a Benita como ela pode descer ao nível de Ivana e a aconselha a ser mais prudente e menos passional. Ivana fala ao telefone com Horácio, mas faz Valentina crer que é com José Miguel. Frederico diz a José Miguel que não tema por sua enfermidade. Ele continua o confortando e diz que está pronto e em paz para morrer, que só teme por sua esposa, e pede que jamais a abandone. Sandra reclama com seu pai sobre o término de sua relação com Horácio. Ele a responde que a relação era um capricho e que ela deve pensar com calma se realmente ama Horácio. Se concluir que sim, deve lutar por ele.
Valentina, furiosa, vai tirar satisfações com José Miguel por estar “roubando” seus trabalhadores. José Miguel responde que os trabalhadores estão indo por eles mesmos, e que ele não tem culpa alguma nisso. Em seguida sorri, sarcástico, e Valentina o assegura que ela mesma vai tratar de tirar esse sorriso do rosto dele. Benita diz a Isabel o quanto gostaria que Valentina e José Miguel se acertassem. Sandra encontra Ivana saindo do quarto de Horácio e exige uma explicação. Astuta, Ivana diz que só foi pedir um conselho, pois acaba de terminar com José Miguel. Isabel diz a Ivana que se talvez ela tivesse contato tudo que houve entre ela e Alonso, Valentina teria terminado o relacionamento antes de chegar ao casamento. Valentina chega nesse momento e exige que elas contem o que aconteceu entre Ivana e Alonso.
José Miguel diz a Frederico que seria melhor voltarem para a capital
Isabel diz a Valentina que dias antes de seu casamento surpreendeu Alonso e Ivana se beijando, porém ele o fazia a força. Ivana diz a Valentina que só não a disse antes porque se o tivesse feito ela não teria acreditado, já que estava cega de amor. Valentina diz que era obrigação delas dizer algo tão grave, independente de ela acreditar ou não. Valentina diz a Benita que está triste por não poder confiar nem nas pessoas de sua família, as quais ama, e que agora, como nunca, dúvida do amor que Isabel e Ivana dizem sentir por ela. Benita diz a Valentina que pra ela não importa o quão fria e grosseira seja, sempre seguirá a amando como uma filha. José Miguel repreende sua mãe ao vê-la expulsando Jesus da casa grande. Ela responde que ele e seus amigos podem roubar suas coisas, e que jamais permitirá que eles tenham livre acesso a casa.
Ivana procura Valentina para pedir lhe perdão. Ela diz que jamais quis magoá-la e que nunca se relacionaria com um homem comprometido com alguém de sua família, a quem ama, e se Valentina não acreditar nela, naquele mesmo momento vai embora da fazenda. Valentina responde que duvida muito que Alonso tenha a beijado a força e, quanto a ir embora da fazenda, que Ivana faça o que achar mais conveniente. Ivana fica furiosa, pois pensava que Valentina a deixaria na fazenda. Horário diz a Ivana que está na hora de se assumirem como namorados para o povoado, Ivana responde que não é o momento e que devem esperar um pouco mais. Benita surpreende Ivana e Horácio. Ivana diz que estava indo conversar com Valentina sobre o mal entendido que tiveram.
Benita diz que admira muito a habilidade de Ivana em se safar de tudo, e sempre parecer como a vítima de qualquer situação. Valentina diz a Isabel que agora entende porque Ivana é sua filha, e que se sente uma tola pois todo o tempo esteve com o inimigo dentro de sua própria casa sem se dar conta. Valentina beija Benita na bochecha e a diz que isso não a autoriza a tratar de “Tininha” outra vez. José Miguel diz a Frederico que seria melhor voltarem para a capital. Ele o responde que deseja morrer na fazenda. Sabino diz a José Miguel que tem certeza que a cerca que levantaram para separar as fazendas “Os Caracóis” e “Montesinos” foi derrubada a mando de Valentina.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.