Resumo da novela “A Dona” em 08/03: no capítulo 065(*) da novela, Ivana pede a José Miguel uma oportunidade de demonstrar que pode fazê-lo feliz. José Miguel responde que ainda ama Valentina e jamais poderá corresponder o carinho de Ivana. Astuta, Ivana diz que saberá ser paciente, pois sabe que um dia ele a amará.
Alonso diz a Valentina que está certo de que ela não pode esquecê-lo e a suplica que ela o escute. Valentina, furiosa, responde que ele é tão arrogante que não consegue pensar em nada além dele. Ela pede dignidade e que ele vá embora de uma vez por todas. Felipe se enfurece ao ver Alonso conversando com Sandra e o agride.
José Miguel tem um ataque de risos ao ver Valentina abrir a janela e expulsar Alonso e seus mariachis a tiros. Benita diz a Valentina que ela deu um bom susto em Alonso. Nádia, chorando, diz diante de uma foto de Oscar que ele quis indenizá-la com dinheiro por sua falta de afeto. Benita desmaia e Maria da Luz pensa que ela morreu. Valentina chega e pede a Benita que descanse enquanto Gabriela vai chamar Felipe. Sandra reclama com Felipe que ele a tem deixado só. Felipe responde que a viu conversando muito entusiasmada com Alonso.
Sandra diz que não é verdade. Felipe diz a Sandra que Alonso não vale nada, pois tinha um caso com Ivana mesmo sendo comprometido com Valentina. José Miguel encontra Ivana em sua cama, disposta a seduzi-lo. Ele diz que não a ama e seria indigno ficar com ela e depois descartá-la. Ivana responde que não entende esse absurdo amor dele por Valentina, ainda mais sabendo que ela segue amando Alonso e logo voltará a ficar com ele. José Miguel responde que pode comprovar que Alonso não interessa a Valentina, já que o expulsou a bala de sua fazenda após uma serenata.
Alonso tenta reconquistar Sandra. Após ser insultada, Sandra esbofeteia Alonso. Sabino discute com Leonor, já que ela se nega a permitir que façam autopsia nos gados que morreram, e diz que Frederico jamais permitiria essa atitude. Leonor exige que Sabino nunca mais cite Frederico. José Miguel pensa que Leonor, para proteger Rodrigo, está culpando Valentina pela morte de seu pai.
Ivana pede dinheiro a Isabel
Valentina reclama com Rodrigo por ele não ter cumprido suas ordens de derrubar a escola. Ele responde que muitas vezes a provou que não é nenhum inapto, e que foi Ernesto quem o proibiu de cumprir essa ordem da patroa. Ivana, furiosa, humilha Teresa dizendo a que ela jamais passará de uma empregada barata. Teresa então responde que prefere ser uma empregada honrada do que uma mulher de má fama. Ivana ameaça esbofeteá-la e Teresa a diz que um dia ainda fará com que José Miguel a expulse da Fazenda. Valentina diz a Ernesto que não contrarie suas ordens de demolir a escola. Ele responde que se não pelas crianças, Valentina devia pensar em sua tia, pois a escola está a mantendo muito ocupada e a ajudando a sair da depressão em que entrou após a morte de Frederico.
Valentina aceita manter a escola, mas lembra Ernesto que ela não participará em nada do que ocorra lá. Maria da Luz diz a Felipe sobre suas suspeitas de que foi Rodrigo quem matou Lázaro. Eles combinam de levar a roupa de Rodrigo manchada de sangue que Cristina guardou e acredita ser sangue de Lázaro. Ivana, cínica, pede dinheiro a Felipe, e em troca diz que o pagará com o que ele quiser. José Miguel paga a dívida que Leonor contraiu com Valentina. Ela, furiosa, diz que aquilo não é tudo que ele a deve. José Miguel, furioso, reclama com Leonor que ela fez Valentina acreditar que ele só estava interessado em seu dinheiro.
José exige que Leonor devolva o restante do dinheiro que falta. Ela responde que o dinheiro e bens que ela tem, são necessários para que mantenham seu estilo de vida. Ivana pede dinheiro a Isabel, e ela responde que se quiser dinheiro que vá trabalhar ou o peça a Leonor. Gabriela confirma a Sandra que Ivana teve relações com Alonso, mesmo sabendo que o mesmo era noivo de Valentina, e que ela o seduziu a ponto de que ele acabasse desistindo de Valentina no dia do casamento. Jesus flagra Ivana e Alonso de beijando.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.