Resumo da novela “A Dona” em 09/01: no capítulo 024(*) da novela, o gerente do banco vai conversar com José Miguel e diz que Valentina toparia comprar parte de sua fazenda. Ele diz que a fazenda não está à venda e mesmo que se estivesse venderia para qualquer pessoa exceto para Valentina. José Miguel vai conversar com Valentina e diz que ela é muito boa em derrubar cercas. Valentina fica muito nervosa com José Miguel. Leonor pensa em ir para capital depois que Federico morrer. Ivana começa a pensar em um meio de conseguir conquistar José Miguel. Valentina chama a atenção de Rodrigo por ele ter derrubado a cerca. José Miguel vai atrás de Valentina morrendo de raiva, mas ao chegar na fazenda é informado de que a dona não está.
Sabino diz a Leonor que ela deve fazer de tudo para José Miguel não se aproximar de Valentina e pede para ele ficar bem longe de Rodrigo. José Miguel vai atrás de Valentina e segura o braço dela com força e pede para ela se desculpar por ter comprado o rebanho que era para ser dele. Valentina diz que seus funcionários são todos covardes pois ninguém fez nada para defende-la de José Miguel. Um dos empregados diz que estão cansados de serem humilhados por ela. José Miguel começa a pensar e se arrepende de ter humilhado Valentina frente a todos os seus empregados.
Valentina acaba dando um tiro em José Miguel
Valentina chorando, garante a José Miguel que ele pagará muito caro pela humilhação que a fez passar. Filadelfo conta a Rodrigo o incidente entre José Miguel e Valentina. Furioso, Rodrigo diz que alguém deveria ter defendido “A dona”. Filadelfo responde que haviam muitos homens presenciando a cena mas que ninguém fez nada, pois a víbora mereceu. Rodrigo dá um soco nele. Rodrigo diz a Valentina que José Miguel precisa de uma lição e a pede permissão para que ele mesmo se encarregue disso. Valentina aceita, mas pede que ele não exagere ou machuque José Miguel. Maria da Luz escuta a conversa e, temerosa, diz a Benita o que ouviu. Benita procura Valentina e lhe diz que não sabe o que aconteceu, mas que parece muito exagerado o que ela está pensando fazer contra o José Miguel e, se Rodrigo causar algum dano a José Miguel, ela carregará a culpa para sempre e será tão ou mais responsável que Rodrigo pelo ocorrido.
Benita grita com Valentina, afirmando que Rodrigo pode matar José Miguel. Rodrigo surpreende José Miguel e diz que veio acertar as contas com ele pelo que fez a sua patroa. José Miguel pede para que ele tire sua arma da cintura e o acerte, pois estão no lugar ideal. Valentina aparece e tira o revolver de Rodrigo. Eles brigam pela arma e ela dispara, acertando José Miguel. Valentina, desesperada, diz que não tinha intenção de ferí-lo e pede que ele permita que ela o leve ao hospital. Valentina, angustiada, diz a Felipe que o ocorrido com José Miguel foi um acidente e que ele faça tudo para ajudá-lo. Felipe diz a Valentina que José Miguel precisa ser transferido para um hospital, e que o mais próximo está a duas horas, tempo que pode levar José Miguel a morte. Felipe diz que Valentina pode ter problemas com a justiça pelo ocorrido com José Miguel. Ela responde não se importar com nada que não seja a recuperação de José Miguel. Valentina cuida de José Miguel e ele a diz que não quer morrer sem saber o gosto de um beijo dela, dado por espontânea vontade. Valentina então o beija.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.