Resumo da novela “A Dona” em 10/01: Valentina beija José Miguel e ele, feliz, diz que com um beijo desses qualquer um ganha ânimo para a vida e que nem se quisesse conseguiria morrer. Valentina crê ser uma brincadeira de José Miguel e diz que ele está fingindo estar mal só para ganhar um beijo seu. Ele confirma. Ele diz a Felipe que não quer que Valentina saiba, mas na verdade ele realmente se sente muito mal. Felipe diz a José Miguel que a bala não atingiu nenhum órgão interno, mas que ele perdeu muito sangue e pode contrair uma infecção. Leonor fica angustiada com a falta de notícias de José Miguel. José Miguel diz a Valentina que sua família deve estar muito preocupada com ele. Valentina diz que vai mandar avisá-los.
José Miguel brinca que talvez eles estejam pensando que os dois fugiram juntos. Valentina diz que não vê nenhuma graça em seu senso de humor. O delegado mostra sua arma a Rodrigo e diz que ele está detido pelo desaparecimento de José Miguel. Felipe diz a Leonor que, acidentalmente, Valentina feriu José Miguel. Leonor ao ver Valentina, garante que ela mesma vai se assegurar que Valentina apodreça na cadeia e exige que ela saia imediatamente de perto de José Miguel. Valentina diz a Leonor que faça o que fizer, não sairá do hospital até ter certeza que José Miguel está fora de perigo e bem. Valentina se declara culpada pelo disparo acidental a José Miguel e é detida pelo delegado. Ela ainda inocenta Rodrigo do ocorrido. Rodrigo repreende Cristina e a diz que deixe de pedir favores em seu nome e, se Valentina seguir se metendo em seus problemas, se dará muito mal.
Valentina diz que tem medo de se apaixonar por José Miguel
Isabel diz a Valentina que está confusa e que vai pensar na proposta de Ernesto. Ivana chega a fazenda Montesinos e, muito alegre, vai cumprimentar Leonor. Depois, vê Jesus e tenta beijá-lo, mas o menino se esquiva. Leonor diz a Ivana que percebeu que José Miguel a tratou com muita frieza. Ivana responde que acredita não representar nada para José. Valentina sai para passear a cavalo e Rodrigo se oferece para acompanhá-la, pois José Miguel poderia incomodá-la e uma mulher apaixonada é capaz de fazer muitas bobagens. Valentina se zanga e diz que se José Miguel pretende ou quer algo com ela, não é assunto dele. Enriqueta diz a Sandra que Moisés está pensando seriamente em mandá-la para fora do país.
Ela responde que não havia pensando nisso, mas que não deixa de ser uma boa idéia, pois só assim será capaz de esquecer Horácio. Rodrigo diz a Filadelfo que está preocupado com Valentina, pois ela está demorando a voltar. Filadelfo responde que acredita que a patroa saiba se cuidar muito bem. Rodrigo diz que teve um mal pressentimento em relação a Valentina. Valentina e José Miguel são surpreendidos por uma forte chuva e se refugiam em uma cabana. José Miguel diz a Valentina que vai a essa cabana desde que era criança. Valentina percebe que José Miguel está sangrando e se oferece para ajudá-lo. José Miguel tira a camisa para estancar o sangue e, num impasse de Valentina, eles se beijam. Valentina diz a Benita que tem medo de se apaixonar por José Miguel porque não seria capaz de se reerguer uma vez mais.
Outro motivo pela não permissão desse sentimento é que Ivana está apaixonada por ele. Benita recomenda que Valentina deveria antes tentar saber os sentimentos de José. Benita pergunta a Ivana se o boato que corre o povoado de que ela e José Miguel são namorados é verdade. Ivana responde que é apenas um rumor, mas que José Miguel a fascina e um dia ela conseguirá conquistá-lo. Valentina rapidamente o rejeita e diz que isso não pode ocorrer entre eles. Leonor diz a José Miguel que Ivana a ajudou a decorar seu quarto. Ríspido, ele diz que gostou muito da decoração, mas que agora deseja ficar sozinho. Valentina, chorando, diz a Benita que tem medo de se apaixonar por José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.