Resumo da novela “A Dona” em 13/02: no capítulo 049(*) da novela, Felipe diz a Sandra que vai falar com Enriqueta, já que não gosta de esconder assuntos importantes de ninguém. Sandra pede mais um pouco de tempo. Enriqueta se escandaliza ao ver Sandra e Felipe se beijando e fica ainda mais nervosa quando sua filha a diz que eles são namorados. Enriqueta diz que a filha é uma imbecil pois trocou Horácio por um pobretão. Sandra diz que Horácio jamais a amou, e pede a mãe que deixe de se meter em sua vida. Enriqueta esbofeteia a filha e Moisés a repreende, dizendo que ela acaba por perder o amor e o respeito de Sandra. Leonor diz aos Vilaça que está certa que José Miguel fará Valentina muito feliz.
Ivana diz que Valentina é vulgar
Valentina diz a José Miguel que gostaria de saber o real motivo de sua expulsão do seminário. Ela sabe que foi por uma mulher, mas gostaria de saber mais e do próprio José Miguel. Ele diz que a mulher que causou sua expulsão se chama Célia Oliveira. Ele tentou ajudá-la em alguns problemas, porém ela confundiu as coisas e se apaixonou. Certo dia ele estava no banho e ela entrou em seu quarto seminua. O Padre acabou chegando nesse momento e, ao ver essa cena, pensou ter havido algo entre eles. José Miguel entrega um anel de compromisso a Valentina e lhe diz que foi de sua avó paterna.
Moises diz a Sandra que Horácio não parecia mesmo o homem ideal para sua filha, mas que tem boas impressões de Felipe. Ele pede para que ela não se preocupe com Enriqueta, pois mais cedo ou mais tarde ela acabará aceitando a relação da filha com Felipe. Moises adverte Enriqueta que se ela voltar a colocar a mão em cima de sua filha, se divorciará dela. Ivana, furiosa, pergunta a Leonor porque ela aceitou o casamento de seu filho com Valentina e se ela pensa em fazer algo para impedir essa loucura.
Leonor responde que está agindo conforme seus próprios interesses. Frederico diz a Isabel que está disposto a deixar Leonor ir para a capital e, assim, poder desfrutar de seus últimos dias de vida na fazenda ao lado dela, seu grande amor. Isabel, chorando, responde que esse amor ficou no passado. Ivana, hipócrita, faz Valentina acreditar que já aceitou que ela e José Miguel se amam, e que já não vai mais interferir. Ela comunica a Valentina que após o casamento se mudará em definitivo com Isabel para a capital.
Isabel confessa a Valentina o amor que sente por Frederico e o que ele a propôs. Valentina diz que não vê nada de mal em que a tia viva com o homem que ama. Isabel responde que existem muitos motivos que impedem essa relação, o principal é a idade. Rodrigo, furioso, esbofeteia um homem que debocha de Valentina. Ivana diz que Valentina é vulgar por se apresentar seminua na frente de todos seus trabalhadores e, se é assim em público, imagina o que pode fazer quando está só com seu amado José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.