Resumo da novela “A Dona” em 14/04: no capítulo 090(*) da novela, José Miguel adverte Rodrigo que ele pagará a morte de seu pai. Rodrigo responde que não tem nada a ver com essa morte e ameaça José com um revolver. Eles discutem e se agridem. Neste momento chegam o delegado e Sabino, que conseguem separar a briga. O delegado Toledo diz a Rodrigo que, por seu bem, é melhor que não se meta com José Miguel. Rodrigo responde que é um homem de paz e não deseja ter problemas com a lei. Alonso chega com Santiaguinho à fazenda Os Caracóis e o apresenta a Valentina. Ele a diz que se trata de seu filho, e que ele estava impaciente por conhecê-la.
Gabriela diz a Alonso que seu filho é uma criança muito educada. Alonso responde que isso é mérito da mãe do garoto. Gabriela diz a Alonso que seria de mal tom levar o garoto apenas para abrandar o coração de Valentina. Ele diz que seria incapaz de fazer isso. Alonso garante que desta vez irá lutar pelo amor de Valentina de maneira limpa, que José cometeu um grande erro ao engravidar Ivana, e que isso aumentou suas chances. Alonso diz a Gabriela que Ivana tem se encontrado com Toledo as escondidas, e que certamente está usando suas armas de sedução, e que contará isso a Valentina.
Gabriela pede para que ele não o faça até que possam comprovar essas andanças de Ivana. Toledo diz a Valentina que na declaração de Isabel há muitas inconsistências, assim que voltará a interrogá-la, e que é bem provável que acabe em liberdade. Valentina aliviada diz que isso irá tranquilizar muito Ivana, e a garantirá uma gravidez mais sossegada. José Miguel tenta fazer com que Filadelfo diga se Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino, onde morreu Frederico. Toledo diz a Leonor e Ivana que é muito provável que Isabel fique em liberdade.
José Miguel diz a Valentina que a ama
Leonor pergunta a Ivana quem matou Oscar. Valentina diz a José Miguel que se ficar comprovado que Filadelfo mente, o demitirá da fazenda Os Caracóis, mas que ele deve deixar que as autoridades façam justiça. Ela o faz jurar que não enfrentará Rodrigo. José Miguel diz a Valentina que a ama, e nunca será capaz de sentir algo parecido por Ivana, porque seu amor pertence só a ela. Eles se beijam. Filadelfo diz a Rodrigo que não conseguirá sustentar por muito tempo sua mentira.
Rodrigo o ameaça com um revólver e diz que ele seguirá o encobrindo, do contrário morrerá. José diz a Valentina que não tolera ver Alonso perto dela. Valentina, chorando, diz que Alonso só foi passar uns dias com seu filho na fazenda e que o único homem que ama é ele, José Miguel. Valentina diz a Filadelfo que ele continuará trabalhando em Os Caracóis desde que consiga comprovar que não é aliado de Rodrigo. Alonso diz a Ivana de suas visitas ao delegado Toledo e que ela nem precisa tentar negar porque engana a todos, mas a ele não.
Alonso ainda afirma que é inacreditável que ela faça isso tendo em vista que Valentina está renunciando seu grande amor em favor dela e de seu filho. José diz a Alonso que como não pode conquistar Valentina no passado, agora quer se contentar em ser seu amante. Ivana diz a José que ele é livre para fazer o que tiver vontade. Valentina vai comer com Alonso e Santiaguinho e diz a Alonso que não consegue esquecer José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.