Resumo da novela “A Dona” em 16/03: no capítulo 069(*) da novela, Valentina, ordena a que Benita queime a camisa e as fotos que guarda de José Miguel. Ela acaba se dando conta do desaparecimento do relógio que era de seu pai. Ivana, querendo causar intriga, diz a José Miguel que presenciou Rodrigo e Alonso aos socos por causa de Valentina, e que isso parece tê-la agradado muito. Ivana finaliza dizendo que assim são as mulheres ricas, diferentemente dela, que é só ternura em seu coração. Ernesto entrega o acerto de contas a Rodrigo e este, furioso, garante a Maria da Luz que o pagará, e que se ela dizer que foi violentada por ele, Cristina sofrerá um acidente. José Miguel descobre através de Moises que Célia esteve no povoado. Após isso ele exige uma explicação de Leonor, que se nega a dizer ao filho o que sabe.
Ivana insiste em pedir a José Miguel que lhe dê uma oportunidade e aceite o seu amor. Alonso faz o mesmo com Valentina. Maria da Luz diz a Cristina que Valentina mandou Rodrigo embora por sua culpa, e que seguramente ele está procurando uma maneira de cobrar essa dívida. Ela diz a mãe que a única maneira de evitar isso é entregar de uma vez a roupa suja de sangue ao delegado, pois Rodrigo nunca se arrependeu de nada. Cristina diz que ela sim acredita no arrependimento de Rodrigo, e que pensa seriamente em voltar com ele. Rodrigo se enfurece quando Filadelfo o diz que foi nomeado o novo capataz da fazenda pela própria Valentina.
José Miguel diz a Horácio que irá atrás de Célia para que ela mesma o diga que foi fazer no povoado e a quem foi ver. Gabriela diz a Valentina que Horácio a deixou plantada, e que está cansada de ser colocada sempre em segundo plano, primeiramente por Felipe e agora por Horácio. Valentina a sugere que não confie nos homens, assim como ela faz. Gabriela então responde que o que aconteceu entre a amiga e José Miguel foi uma série de maus entendidos que ela nunca quis resolver, mas que está certa que José segue a amando. Valentina, irônica, diz que ele a ama tanto que irá se casar com Ivana.
Gabriela pede a Horácio uma explicação
Ivana se surpreende ao ver José Miguel com uma mala. Ele a diz que viajará para resolver alguns assuntos pessoais, inclusive problemas do passado, pois só assim poderá viver inteiramente seu presente e almejar um bom futuro. Enriqueta se queixa com Leonor que Sandra está muito rebelde desde que o Padre Ventura ameaçou casá-la com Felipe. Leonor sugere a Enriqueta que finja que aceita essa relação, pois os filhos têm a tendência de querer desafiar os pais. Sandra pede ao Padre Ventura que convença Felipe para que eles se casem o mais rápido possível. Rodrigo insiste para que Valentina o aceite novamente como capataz, argumentando que Filadelfo não tem experiência.
Valentina o responde que ainda que a fazenda se desfaça aos pedaços, ele não volta mais a trabalhar nela. Valentina diz a Sabino que sabe que ele tem a pior opinião dela, e espera sinceramente que algum dia tudo possa se esclarecer. Depois, lhe dá dinheiro para a reconstrução de sua cabana. Gabriela pede a Horácio uma explicação por tê-la deixado plantada. Ele responde que não pode ir vê-la, pois estava deprimido pela rejeição de outra mulher. Gabriela diz que talvez esteja condenada a se interessar pelos homens que Ivana despreza. Ela diz que ainda que não tenha a beleza e a ousadia de Ivana, tem algo que a “rival” jamais terá: dignidade.
Alonso confessa a Valentina que Brenda foi sua namorada, Santiaguinho é seu filho e que no dia de seu casamento com Valentina, ela ameaçou ir à igreja com o menino. Valentina o interrompe e diz que ter um filho não é nenhuma vergonha, e que o erro de Alonso foi, desde o princípio, não tê-la contado toda a verdade. Leonor diz a Ivana que precisam fazer algo urgente para obrigar José Miguel a voltar sem que tenha conversado com Célia. Elas pensam em culpar Valentina por algo grave. Teresa escuta e diz tudo a Sabino. Este adverte a Leonor que dirá a José Miguel o que ela está pensando fazer para obrigar a volta imediata de José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.