Resumo da novela “A Dona” em 17/04: no capítulo 091(*) da novela, Toledo diz a Valentina que na declaração de Isabel há muitas inconsistências, assim que voltará a interrogá-la, e que é bem provável que acabe em liberdade. Valentina aliviada diz que isso irá tranquilizar muito Ivana, e a garantirá uma gravidez mais sossegada. José Miguel tenta fazer com que Filadelfo diga se Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino, onde morreu Frederico. Toledo diz a Leonor e Ivana que é muito provável que Isabel fique em liberdade.
José Miguel diz a Valentina que a ama
Leonor pergunta a Ivana quem matou Oscar. Valentina diz a José Miguel que se ficar comprovado que Filadelfo mente, o demitirá da fazenda Os Caracóis, mas que ele deve deixar que as autoridades façam justiça. Ela o faz jurar que não enfrentará Rodrigo. José Miguel diz a Valentina que a ama, e nunca será capaz de sentir algo parecido por Ivana, porque seu amor pertence só a ela. Eles se beijam. Filadelfo diz a Rodrigo que não conseguirá sustentar por muito tempo sua mentira.
Rodrigo o ameaça com um revólver e diz que ele seguirá o encobrindo, do contrário morrerá. José diz a Valentina que não tolera ver Alonso perto dela. Valentina, chorando, diz que Alonso só foi passar uns dias com seu filho na fazenda e que o único homem que ama é ele, José Miguel. Valentina diz a Filadelfo que ele continuará trabalhando em Os Caracóis desde que consiga comprovar que não é aliado de Rodrigo. Alonso diz a Ivana de suas visitas ao delegado Toledo e que ela nem precisa tentar negar porque engana a todos, mas a ele não.
Alonso ainda afirma que é inacreditável que ela faça isso tendo em vista que Valentina está renunciando seu grande amor em favor dela e de seu filho. José diz a Alonso que como não pode conquistar Valentina no passado, agora quer se contentar em ser seu amante. Ivana diz a José que ele é livre para fazer o que tiver vontade. Valentina vai comer com Alonso e Santiaguinho e diz a Alonso que não consegue esquecer José Miguel.
Ivana tem alucinações na frente de Benita
Valentina fica feliz ao ver sua tia livre. Ivana, furiosa, diz a Leonor que está com vontade de matar Valentina, já que ela prometeu deixar José Miguel em paz e não cumpriu. O delegado Toledo diz a Ivana que sua mãe está livre. Ela se surpreende, mas apenas finge alegria, Toledo diz que as investigações vão seguir até que encontrem o assassino. Enriqueta diz a Felipe que se pensa que o aceitou, se equivoca. Ela diz que imagina que o casamento não vai durar nada, pois Sandra não está acostumada com a mediocridade.
Felipe diz que daria muito gosto a ele e a Sandra que ela estivesse presente no casamento. Sandra pergunta a Felipe o que Enriqueta disse. Ele responde que ela assegurou que estará presente no casamento deles. Ivana, furiosa, repudia o fato de sua mãe estar livre, pois desta forma ela estará em perigo de ser descoberta. Ivana diz a José Miguel que está feliz por Isabel estar livre. Ele diz que vai convidá-la para jantar. Ivana responde que é melhor não fazê-lo, pois está grávida e em uma situação difícil, além de ter muitas coisas para fazer e não poder se expor demais na gravidez. Isabel, chorando, diz a Benita que estar livre é uma maldição, pois agora logo descobrirão que Ivana foi quem matou Oscar, e ela não poderá evitar que a detenham.
Ivana, furiosa, diz a sua mãe que se a prenderem, ela será a responsável. Isabel a diz que se manteve em silêncio, e não tem culpa que a libertaram. Ivana tem alucinações em frente a Benita e acredita estar falando com Oscar. Com isso, acaba confessando que o matou, e que não está grávida. Após essa confissão ela tenta saltar pela janela, mas Benita a impede. Ivana tem uma forte crise e, completamente fora de si, atira Benita pela janela. Benita morre instantaneamente. Rodrigo presencia a cena.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.