Resumo da novela “A Dona” em 18/04: no capítulo 092(*) da novela, Valentina fica feliz ao ver sua tia livre. Ivana, furiosa, diz a Leonor que está com vontade de matar Valentina, já que ela prometeu deixar José Miguel em paz e não cumpriu. O delegado Toledo diz a Ivana que sua mãe está livre. Ela se surpreende, mas apenas finge alegria, Toledo diz que as investigações vão seguir até que encontrem o assassino. Enriqueta diz a Felipe que se pensa que o aceitou, se equivoca. Ela diz que imagina que o casamento não vai durar nada, pois Sandra não está acostumada com a mediocridade.
Felipe diz que daria muito gosto a ele e a Sandra que ela estivesse presente no casamento. Sandra pergunta a Felipe o que Enriqueta disse. Ele responde que ela assegurou que estará presente no casamento deles. Ivana, furiosa, repudia o fato de sua mãe estar livre, pois desta forma ela estará em perigo de ser descoberta. Ivana diz a José Miguel que está feliz por Isabel estar livre. Ele diz que vai convidá-la para jantar. Ivana responde que é melhor não fazê-lo, pois está grávida e em uma situação difícil, além de ter muitas coisas para fazer e não poder se expor demais na gravidez. Isabel, chorando, diz a Benita que estar livre é uma maldição, pois agora logo descobrirão que Ivana foi quem matou Oscar, e ela não poderá evitar que a detenham.
Ivana, furiosa, diz a sua mãe que se a prenderem, ela será a responsável. Isabel a diz que se manteve em silêncio, e não tem culpa que a libertaram. Ivana tem alucinações em frente a Benita e acredita estar falando com Oscar. Com isso, acaba confessando que o matou, e que não está grávida. Após essa confissão ela tenta saltar pela janela, mas Benita a impede. Ivana tem uma forte crise e, completamente fora de si, atira Benita pela janela. Benita morre instantaneamente. Rodrigo presencia a cena.
José Miguel chega no velório de Benita
Leonor diz a José Miguel que já cumpriram seu dever social em assistir ao casamento de Sandra e Felipe, portanto devem voltar para a fazenda, já que Ivana ficou sozinha e não estava se sentindo bem. José responde que ele também irá a recepção que os noivos vão oferecer e que, se Leonor quer ir embora, pedirá para João levá-la. Leonor diz a José que ele sempre procura por desculpas para estar perto de Valentina.
Maria da Luz e Cristina encontram o corpo de Benita sem vida. Rodrigo diz a Alonso que não entende porque ele ainda está no povoado e pergunta se ele deseja ser expulso a balas. Valentina se surpreende ao escutar José Miguel dizer que Benita morreu. Felipe diz ao delegado que Benita morreu devido a um forte golpe que recebeu na cabeça, que deve ter caído devido a umas tonturas das quais estava se queixando. O delegado responde que então não houve homicídio. Leonor recrimina José Miguel por ter passado o dia todo com Valentina e diz que Ivana suspeita que eles têm se visto às escondidas.
Ela alerta e que se Ivana perder o filho, ele será o único culpado. José Miguel diz a Leonor que Benita morreu e a adverte que estará com Valentina nesse momento difícil. Leonor responde que se fosse uma pessoa da família poderia entender a dor de Valentina, mas que Benita era apenas uma empregada. José diz que Benita foi a mulher que dedicou sua vida a cuidar de Valentina e Ivana. Leonor e José Miguel chegam ao velório de Benita.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.