Resumo da novela “A Dona” em 19/04: no capítulo 093(*) da novela, Leonor diz a José Miguel que já cumpriram seu dever social em assistir ao casamento de Sandra e Felipe, portanto devem voltar para a fazenda, já que Ivana ficou sozinha e não estava se sentindo bem. José responde que ele também irá a recepção que os noivos vão oferecer e que, se Leonor quer ir embora, pedirá para João levá-la. Leonor diz a José que ele sempre procura por desculpas para estar perto de Valentina.
Maria da Luz e Cristina encontram o corpo de Benita sem vida. Rodrigo diz a Alonso que não entende porque ele ainda está no povoado e pergunta se ele deseja ser expulso a balas. Valentina se surpreende ao escutar José Miguel dizer que Benita morreu. Felipe diz ao delegado que Benita morreu devido a um forte golpe que recebeu na cabeça, que deve ter caído devido a umas tonturas das quais estava se queixando. O delegado responde que então não houve homicídio. Leonor recrimina José Miguel por ter passado o dia todo com Valentina e diz que Ivana suspeita que eles têm se visto às escondidas.
Ela alerta e que se Ivana perder o filho, ele será o único culpado. José Miguel diz a Leonor que Benita morreu e a adverte que estará com Valentina nesse momento difícil. Leonor responde que se fosse uma pessoa da família poderia entender a dor de Valentina, mas que Benita era apenas uma empregada. José diz que Benita foi a mulher que dedicou sua vida a cuidar de Valentina e Ivana. Leonor e José Miguel chegam ao velório de Benita.
Alonso aplaude a atuação de Ivana
Ivana se tranquiliza ao saber a versão oficial sobre a morte de Benita. Hipócrita, Ivana chora compulsivamente diante do cadáver de Benita. Gabriela diz a Horácio que não acredita nas lágrimas de Ivana, já que sempre tratou Benita muito mal. Horácio responde que a morte de Benita não interessaria a Ivana, já que a única coisa que ela quer é ficar com José Miguel e tirar tudo o que é de Valentina. Alonso aplaude a atuação de Ivana e diz que ela merece um prêmio por tão fantástica representação. Ela ainda diz que também não permitirá que ela faça mal algum a Valentina.
Rodrigo chega ao velório de Benita com uma coroa de flores e diz a Valentina que está as suas ordens. Valentina pede que Rodrigo se vá para sempre ou lamentará. José repete para que Rodrigo se vá. Rodrigo diz que eles acabaram de declarar guerra, então que de agora em diante que se atentem as consequências. Leonor diz a Ivana que se quer mesmo seguir vivendo em sua casa, terá que pagar uma mensalidade para ajudar nas despesas. Ivana responde que só irá quando tiver vontade. Valentina reúne todos os membros de sua família para desculpar-se pelo período em que os tratou mal. Ela pede a Isabel que lembre Ivana que sempre terá um lugar em sua casa, inclusive seu bebê, e que José será bem-vindo como pai de seu sobrinho.
Valentina diz a Ernesto que suspeita que Rodrigo assassinou Benita e pede a Filadelfo que o investigue. Leonor, ao ver Ivana dançando, diz que ela recuperou muito rápido a morte da mulher que a criou. Leonor diz que Ivana deveria mesmo amar muito Benita. Ela responde que elas discutiam muito, mas se amavam. Valentina procura por Ivana. Leonor, furiosa, a insulta. Ivana diz que a prima está em frente a uma mulher ciumenta e invejosa, já que a até então respeitável Leonor foi amante de Rodrigo Gavilan.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.