Resumo da novela “A Dona” em 20/02: no capítulo 054(*) da novela, Enriqueta conta a Leonor a brincadeira de mal gosto de que Valentina foi vítima. Leonor, hipócrita, diz sentir pena dela. Ivana diz a Horácio que o procurou porque não quer ser grosseira, mas que não existe um futuro para eles. Horácio a responde que ela segue apaixonada por José Miguel, mas que isso não a levará a nada, pois José ama Valentina. Ivana diz a Horácio que deveria prevenir Sandra e contar-lhe que Felipe não é tão bom como parece. Que sempre esteve louco de amor por Valentina. José Miguel se surpreende ao ver que Alonso em pessoa será quem o ajudará na venda de sua casa.
Leonor diz a Moises que salvará a hipoteca
Ivana diz a Rodrigo que espera que tenha ficado bem claro que ela está disposta a tudo para separar José Miguel e Valentina. Ela ainda aconselha Rodrigo a aproveitar a viagem de José para conquistar Valentina. Rodrigo felicita Ivana por ter culpado José pelo que ela fez perante Valentina. Leonor, aproveitando que José Miguel está viajando, pede dinheiro emprestado a Valentina para pagar a hipoteca da fazenda. Valentina responde que ela mesma ofereceu esse dinheiro a José Miguel e ele não aceitou, e que prefere negar esse dinheiro a Leonor, do que no futuro, ter problemas com José Miguel.
Leonor diz a Valentina que se ela a emprestar o dinheiro, arrumará um jeito de fazer com que José Miguel jamais saiba sua origem. Ivana chama Alonso para informar lhe que Valentina se casará com José Miguel Montesinos, mas que segue apaixonada por ele, e se casará apenas por despeito, e finaliza pedindo a Alonso que vá o quanto antes para a fazenda Os Caracóis, antes que seja tarde demais. Ernesto diz a José Miguel que se ele já sabe quem é Alonso, deveria pedir outro corretor a imobiliária.
Leonor diz a Moises que salvará a hipoteca da fazenda, e com o que lhe restar abrirá uma conta em seu nome, e pede também uma parte do dinheiro para gastos pessoais. Leonor suplica á Moises que não diga nada disso á seu filho ou seu marido, pois pagará Valentina com o dinheiro da venda de sua casa da capital. José Miguel e Alonso falam abertamente sobre Valentina e Alonso diz a José que esteve a ponto de casar se com ela, e só não o fez de última hora por um mal entendido.
Valentina põe fogo na cabana
José Miguel e Alonso marcam um almoço para fecharem o negócio da venda da casa. Leonor, hipócrita, mostra a Valentina um quarto da fazenda e diz que ali é que ela dormirá com José Miguel. Valentina responde que essa decisão corresponde a ela e a José Miguel, e que ainda não decidiram o local em que irão morar. Leonor responde que é claro que ela viverá na casa de seu marido, pois não quer que corra no povoado o boato de que José Miguel vive as custas de Valentina. Ela, por sua vez, responde que não a importa o que as pessoas falam. Rodrigo caçoa de Cristina oferecendo-lhe trabalho de empregada, dizendo que ela só serve para isso.
Padre Ventura expulsa Rodrigo e diz a Cristina que agora espera que ela esteja convencida de uma vez por todas de que Rodrigo não merece o seu carinho e amor. Valentina se surpreende ao ver que os filhos dos seus funcionários não têm ido a escola. Jesus diz que ele e as demais crianças não irão a escola porque os pais não permitiram por medo de que a víbora os faça algo. Célia se apresenta na casa de Valentina dizendo que José Miguel é o pai de seu filho, que tem o mesmo nome dele. Célia ainda diz que para José Miguel é muito conveniente se casar com uma moça rica.
Em seguida, ela entrega a Valentina um papel onde consta a veracidade do que disse: José é o pai de seu filho. José Miguel descobre a verdadeira identidade de Alonso e este lhe diz que Valentina só se casará com ele para tentar esquecê-lo. José Miguel responde que isso não é verdade e que já está sabendo dos planos de Alonso, que mantém contato com Ivana. O Padre Justino confirma a Valentina que conhece a história de que José e Célia tiveram um filho, e que ela o batizou com nome de José Miguel. Valentina, acreditando ter sido enganada, põe fogo na cabana onde se encontrava com José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.