Resumo da novela “A Dona” em 22/02: no capítulo 055(*) da novela, José Miguel e Alonso marcam um almoço para fecharem o negócio da venda da casa. Leonor, hipócrita, mostra a Valentina um quarto da fazenda e diz que ali é que ela dormirá com José Miguel. Valentina responde que essa decisão corresponde a ela e a José Miguel, e que ainda não decidiram o local em que irão morar. Leonor responde que é claro que ela viverá na casa de seu marido, pois não quer que corra no povoado o boato de que José Miguel vive as custas de Valentina. Ela, por sua vez, responde que não a importa o que as pessoas falam. Rodrigo caçoa de Cristina oferecendo-lhe trabalho de empregada, dizendo que ela só serve para isso.
Padre Ventura expulsa Rodrigo e diz a Cristina que agora espera que ela esteja convencida de uma vez por todas de que Rodrigo não merece o seu carinho e amor. Valentina se surpreende ao ver que os filhos dos seus funcionários não têm ido a escola. Jesus diz que ele e as demais crianças não irão a escola porque os pais não permitiram por medo de que a víbora os faça algo. Célia se apresenta na casa de Valentina dizendo que José Miguel é o pai de seu filho, que tem o mesmo nome dele. Célia ainda diz que para José Miguel é muito conveniente se casar com uma moça rica.
Em seguida, ela entrega a Valentina um papel onde consta a veracidade do que disse: José é o pai de seu filho. José Miguel descobre a verdadeira identidade de Alonso e este lhe diz que Valentina só se casará com ele para tentar esquecê-lo. José Miguel responde que isso não é verdade e que já está sabendo dos planos de Alonso, que mantém contato com Ivana. O Padre Justino confirma a Valentina que conhece a história de que José e Célia tiveram um filho, e que ela o batizou com nome de José Miguel. Valentina, acreditando ter sido enganada, põe fogo na cabana onde se encontrava com José Miguel.
José Miguel telefona para Valentina
Rodrigo diz a Filadelfo que aproveitará que José Miguel não está para fazer que Valentina enfim desça o noivo do pedestal onde o colocou e o veja realmente como é. Moises diz a Felipe que não gosta de se meter na vida de sua filha, mas que tampouco quer vê-la deprimida. Ele diz que se ele a ama de verdade, que não faz objeção alguma em que eles reatem o namoro. Moises pede que Felipe não machuque Sandra, pois ela ainda é uma menina muito ingênua. José Miguel telefona para Valentina, que não atende.
Gabriela pergunta a Valentina porque ela colocou fogo na cabana de José Miguel. Ela responde que o fez por que teve vontade e que José Miguel não a importa mais. Ela finaliza dizendo que lamenta muito ter chamado Gabriela a fazenda e pede que ela vá embora.Sabino percebe que faltam cabeças de gado na fazenda Montesinos. Benita pede a Valentina que lhe conte o que aconteceu e o porquê de ter queimado uma propriedade alheia. Benita deseja saber se tem a ver com a visita de Célia. Valentina, chorando, responde que sim, que essa mulher garante ser mãe de um filho de José Miguel.
Ivana diz a Leonor que foi Valentina que queimou a cabana, e que após a visita de uma mulher, Valentina mudou completamente com relação a José Miguel. Célia chega a fazenda Montesinos e Ivana se dá conta que foi Leonor quem a pagou para causar toda essa confusão entre Valentina e José Miguel. Ernesto diz a José Miguel que por quase ter sido padre, e ter estudado em um seminário, acredita que ele será um excelente marido para Valentina. Ernesto faz José Miguel jurar que não vai ferir Valentina. Ele garante a Ernesto que ama Valentina e o ofende que o comparem com Alonso, que é um cafajeste.
Valentina destrói seu quarto
José Miguel garante a Ernesto que sempre foi honesto com Valentina, que a ama e está disposto a demonstrá-la. Filadelfo diz a Rodrigo que a patroa queimou a cabana de José Miguel. Valentina dá ordens a Rodrigo e ele diz a Filadelfo que a patroa voltou a ser a mesma de antes, e isso o faz muito feliz. Leonor diz que vai processar Valentina por danos a propriedade alheia, Frederico pede a Leonor que aguarde a volta de José Miguel, pois a propriedade é dele. José Miguel recrimina o Padre Ventura por tê-lo condenado no caso de Célia e por dizer que não acredita que ele seja um bom esposo para Valentina.
O Padre responde que não aceita que ele não tenha apoiado Célia. O Padre Ventura completa dizendo que Célia contou a Valentina sobre a existência de uma criança, filho dela com José Miguel. Sabino adverte Rodrigo que o acusará de envenenar o gado da Fazenda Montesinos. Ele nega e Ivana aparece e diz que a responsável pelo envenenamento é Valentina, e que sua prima declarou guerra contra os Montesinos, mas pede que não contem que foi ela quem os alertou, pois Valentina está louca e poderia expulsá-la da fazenda.
Valentina, fora de si, destrói seu quarto. Benita tenta acalmá-la e Valentina grita que ela não é nada além de uma empregada e pede que só cumpra com seu trabalho. José Miguel se surpreende quando Horácio o diz que Valentina ateou fogo em sua cabana. Frederico diz a Isabel que logo morrerá e que nesta vida não puderam ficar juntos, mas espera que na próxima possam estar unidos para eternidade. Frederico pede um beijo a Isabel. Ela o dá e Leonor os observa ao longe, surpreendida.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.