Resumo da novela “A Dona” em 21/04: no capítulo 095(*) da novela, Leonor exige de Ivana uma explicação por tê-la colocado em evidência quanto a seu caso com Rodrigo diante de sua prima. Leonor completa dizendo que sabe que Ivana não ama José Miguel, e só o quer por capricho, pois inveja tudo que a sua prima tem.
Ivana responde que isso foi só uma amostra do que é capaz de fazer e reafirma que ela ficará ali até que tenha vontade, e não sairá da fazenda Montesinos tão fácil. José Miguel diz a Valentina que perdeu tudo e vai embora do povoado em poucos dias. Valentina pede que ele a ame pela última vez. Eles fazem amor. Rodrigo se enfurece ao ver fora da cabana os cavalos de José Miguel e Valentina, pois imagina o que pode estar acontecendo dentro do local. José Miguel diz a Valentina que neste momento não pode oferecer nada a ela e que seria um suplício estar perto dela e não poder ter nada mais sério.
Ivana recrimina sua mãe
Ivana recrimina José Miguel por tê-la informado de sua partida e tenta convence-lo a leva-la. Como ele recusa, Ivana o diz que certamente ele esteve com Valentina. José Miguel responde que esteve sim, pois a ama. Ivana, furiosa, diz que se José for embora ela se matará. José a diz que esse tipo de jogo não funciona com ele. O delegado informa Valentina que o sangue presente na camisa de Rodrigo era de Lázaro. Assim, está comprovado que Rodrigo é o assassino e será preso. Por fim, Ivana se desmascara diante de Valentina e grita que toda a vida teve ódio da prima, e justamente por isso ficará com José Miguel. Ela exige que Valentina nunca mais se aproxime de José, pois se isso ocorrer, ela descobrirá do que é capaz.
Ivana recrimina a sua mãe por nunca ter lhe dado seu lugar como filha, pois sempre colocou Valentina em primeiro plano e como exemplo de boa moça. Isabel responde que por amor colocou limites a Ivana, e a ama tanto que foi capaz até de assumir a culpa por um crime que não cometeu para proteger a filha. Por fim, Isabel a diz que dirá a Valentina que Ivana é a verdadeira assassina de Oscar Almeida. Ivana diz que se ela a delatar jamais voltará a vê-la, e muito menos a seu neto. José Miguel diz a Alonso que o amor que ele e Valentina sentem é imenso, e jamais ele conseguirá separá-los. Alonso responde que não tem nada a perder, e ainda que tenha a menor chance de conquistá-la, não deixará de tentar.
Ivana diz a Leonor que ela colocou Valentina em seu lugar, Leonor responde que Ivana perdeu o apoio econômico de sua prima, e assim não poderá nem se manter, então que assim que José Miguel for embora, colocará Ivana na rua. Rodrigo tenta amedrontar Cristina para que ela diga o que tem feito na delegacia. Ela, já sem medo, revela que esteve lá para entregar a roupa suja de sangue de uma noite passada em que Rodrigo esteve em sua casa, e que logo ele será preso pela morte de Lázaro. Rodrigo agride Gabriela, que cai desmaiada, e usa uma substância para que Valentina adormeça. Ela rapta a moça.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.