Resumo da novela “A Dona” em 22/03: no capítulo 073(*) da novela, Cristina dá a Maria da Luz uns bombons e diz que são um presente de Rodrigo. Ela garante a filha que Rodrigo mudou muito, e que ele quer ganhar o carinho de Maria para que algum dia ela possa ver o pai que tanto lhe faz falta. Maria da Luz responde que não quer nada de Rodrigo e diz que é melhor denunciá-lo, pois ele é um assassino. Enriqueta se escandaliza quando fica sabendo que Sandra está vendendo sapatos por catálogo. Brenda chega a capital com seu filho e pede a Alonso que ele permita que eles fiquem temporariamente em seu apartamento. Ela afirma que está sofrendo de um problema cardíaco e precisará de vários exames, talvez até de uma operação.
Ela ressalta que nem ela nem o filho vão invadir seu espaço, mas ele é a única pessoa a quem eles podem recorrer. Alonso aceita recebê-los. Leonor diz a Rodrigo que aceita que ele seja o capataz de sua fazenda, mas com a condição de que a transforme na fazenda mais próspera de toda região, não importam os meios que use para fazer isso, e que não toque em José. Alonso fica tocado quando Santiaguinho o diz que ele se esqueceu de lhe dar um beijo de boa noite e o chama de papai. Leonor diz a Ivana que precisa passar por um médico para confirmar sua gravidez antes de dizer a novidade a José Miguel.
Leonor diz que Felipe poderia fazer esse exame, mas Ivana responde que não, pois ele está apaixonado por ela. Benita diz a Valentina que Timóteo lhe contou que Ivana está passeando pelo povoado desde o dia anterior. Horácio diz a Gabriela que foi para desejar lhe sorte em seu primeiro dia de aula. Ele leva picolés para as crianças e um presente para ela. José Miguel chega a fazenda e se surpreende ao ver Rodrigo. Ele fica em choque quando descobre que Rodrigo é seu novo capataz.
Valentina e José Miguel se encontram
José Miguel diz a Rodrigo que nem como brincadeira aceitaria que ele fosse capataz de sua fazenda e exige que vá embora. Rodrigo afirma que quem o contratou foi Leonor, por isso só aceitará ordens dela. Filadelfo pede a Valentina que retorne a seu antigo posto na fazenda, já que não se sente preparado para o posto de capataz. José Miguel recrimina sua mãe por ter contratado Rodrigo, seu pior inimigo, e que seria capaz até de demitir João e Teresa justo agora que estão com um filho em coma no hospital. Ivana diz a Rodrigo que soube que Valentina o demitiu e que agora trabalhará com os Montesinos. Rodrigo responde que Ivana também trabalha para os Montesinos.
Ivana o corrige, dizendo que ela em breve será a dona. Rodrigo afirma que a única dona é e sempre será Valentina. Brenda diz a sua mãe que Santiaguinho está feliz em conhecer seu pai e espera que Alonso chegue algum dia a amar seu filho. Horácio pede perdão a Gabriela por tê-la deixado plantada e pede outra oportunidade para começarem de novo. Gabriela responde que enquanto eles começam a tentar uma relação, Ivana estaria tranquila, pois saberia que bastaria um sinal com os dedos para que Horácio voltasse correndo pra ela. Horácio responde que Ivana já não mais o interessa. Rodrigo vê Ivana chorando e a diz que José não merece suas lágrimas.
Ela responde que seria capaz de se matar por José Miguel, se fosse preciso. Valentina e José Miguel se encontram. José diz a Valentina que Jesus precisa deles, e seria muito bom para o menino se ele soubesse que estão juntos novamente. Ivana diz a Leonor que está esperando um filho de José Miguel e irá dizer isso em alto e bom som a José, de preferência em frente a Valentina. Leonor pede que ela se contenha e não diga nada até que os resultados dos exames comprovem o seu real estado. José Miguel diz a Ivana que sabe dos tratos que ela e sua mãe tiveram a fim de separá-lo de Valentina e exige que ela saia de sua fazenda. Leonor aparece e diz que aquela também é sua casa, e Ivana é bem-vinda. José diz que ele irá embora.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.