Resumo da novela “A Dona” em 23/01: no capítulo 034(*) da novela, Ivana, hipócrita, tenta convencer Sandra que não tem nada a ver com Horácio. Ainda que ele tenha confessado que a ama, ela segue amando unicamente a José Miguel. Sandra responde que não acredita em nada que sai da boca de Ivana e pede que ela deixe imediatamente sua casa.
José Miguel diz a Sandra que Ivana nunca foi sua namorada, e que tudo isso foi uma invenção de Horácio. Sandra, furiosa, diz que buscava a ajuda de José, mas que pelo visto ele e Horácio sempre foram cúmplices. Frederico diz a Leonor que sabe que José Miguel não tem seu sangue, pois quando jovem fez exames de fertilidade e é estéril.
Ele pede que ela não diga nada, pois ele ama José Miguel como filho, e quer que o jovem siga o chamando de pai. Maria da Luz confessa a Felipe que foi estuprada. Felipe recomenda que ela faça uma denúncia, e ela responde que prefere se calar, pois tem muito medo. Felipe se zanga ao saber que José Miguel ama Valentina.
Leonor diz a José Miguel que sente que ele a odeia, mas só deseja que seu filho perceba que ela só faz o que faz pelo seu bem, e que o ama mais que sua própria vida. José responde que não a odeia, só não está de acordo com suas atitudes. Valentina encontra uma foto de Alonso entre as coisas de Ivana e lhe exige uma explicação. Ela a acusa de sempre estar apaixonada por Alonso e, quando Isabel a viu aos beijos com Alonso, deve ter sido quem o provocou. Ivana finge estar ofendida e Valentina a adverte que se chegar a descobrir que Ivana se encontrava com Alonso a suas costas, não terá nem dó nem piedade dela. Rodrigo ameaça Maria da Luz dizendo que vai matar Cristina se ela contar algo do que aconteceu.
Valentina vai à casa de Cristina para lhe informar sobre a saúde de Maria da Luz, e lhe oferece todo seu apoio, e que se ela desejar, também poderia ir trabalhar na fazenda Os Caracóis. Cristina agradece a oferta mas diz que lá trabalhará com Rodrigo, e ela não deseja mais ter nenhum tipo de contato com ele. Cristina aconselha Valentina a se desfazer de Rodrigo antes que ele acabe lhe fazendo mal, pois ele roubou muito dinheiro da fazenda enquanto a dona estava longe.
Valentina, surpresa, diz que revisará pessoalmente as contas. Frederico diz a Isabel que cometeu um grande erro ao se casar com Leonor. Isabel, chorando, responde que está muito confusa com seu sentimento, e que começou a sentir coisas que pensou jamais voltar a sentir na sua idade. Com medo, ela diz que tudo que ocorreu entre ela e Frederico ficou no passado, e está enterrado. Frederico diz a Ernesto que Isabel necessita de um homem que a ame, pois no passado ele a fez sofrer demais. Isabel confessa a Ivana que antes de se casar com seu pai, foi namorada de Frederico Montesinos.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.