Resumo da novela “A Dona” em 23/03: no capítulo 074(*) da novela, Leonor autoriza José Miguel a vender sua parte na fazenda. José Miguel pede a Moisés que ofereça suas terras a seus clientes. Leonor se enfurece ao saber que Ivana foi para a cidade. Brenda pede a Alonso que se encarregue de Santiaguinho enquanto ela estiver hospitalizada. Alonso aceita, mas diz que sua prioridade é reconquistar Valentina, pois a ama. Felipe diz a Valentina e José Miguel que a tomografia que tiraram de Jesus não apontou nenhum dano cerebral, por isso seu estado de coma é indecifrável. Eles devem agora esperar por um milagre, pois só isso salvaria Jesus. Filadelfo diz a Rodrigo que preferiu renunciar seu cargo de capataz antes que Valentina o mandasse embora.
Ele sugere que Rodrigo fale com Valentina para voltar a fazenda Os Caracóis. Rodrigo diz que está trabalhando na fazenda Montesinos. Filadelfo diz que não acredita que Leonor o pague mais do que Valentina poderia lhe oferecer. Rodrigo afirma não está lá por um salário, mas que tem outros planos. Valentina, chorando, diz a Jesus que não queria queimar a cabana, mas o ódio por José Miguel a cegou e fez esquecer que a cabana também era do menino. Ela lhe pede perdão e diz que assim que ele se recuperar voltará a construir a cabana. Leonor pensa em voz alta que conseguirá que José Miguel venda a fazenda, as terras, e volte a cidade.
Rodrigo escuta e diz que se essas terras fossem suas não as venderia. Leonor responde que José Miguel também não queria se desfazer de suas terras, mas que se seguir com eles a fazenda se tornará um local abandonado. Alonso recebe uma citação do delegado Toledo para outra declaração sobre a morte de Oscar. Brenda pergunta se ele teve algum envolvimento nesse caso. Alonso responde que tem muitos defeitos, mas que nunca matou ninguém. Valentina se surpreende ao ver Rodrigo em sua frente.
Brenda diz a Alonso que vai ser operada
José Miguel diz a Sabino que a maldade de Leonor não tem limites, pois ela voltou a buscar Celia para separá-lo para sempre de Valentina. Sabino diz que Valentina não era mesmo mulher para José Miguel, ainda que toda a preocupação dela com Jesus tenha feito ele ter uma impressão um pouco diferente dela. Valentina conta a Gabriela sobre seu encontro com Rodrigo. Gabriela diz a Valentina que ela deveria contratar alguém para cuidar da fazenda, menos Rodrigo.
Valentina diz que, apesar do susto que levou, está certa que Rodrigo não lhe faria mal. Valentina, chorando, pede perdão a José Miguel por ter queimado sua cabana. Ela garante que não teve nada a ver com a morte de Frederico. José Miguel diz que sempre soube que ela não tinha ligação com esse crime. Eles se beijam. Rodrigo observa a cena, furioso, e pensa em matá-los. Filadelfo o impede. José Miguel diz a Valentina que ela é o amor de sua vida. Ela pede que José a diga o que Ivana significa para ele e a conte tudo que aconteceu entre eles.
José diz que estava na cidade a procura de Célia, quando Ivana chegou dizendo que ficaria na casa de Valentina na capital. Como as chaves foram trocadas, e ela não pode entrar, ele permitiu que Ivana dormisse no sofá de sua casa. José afirma que ele e Ivana não são nem amigos e que ela aliou se a Leonor para separá-los. José Miguel diz a Leonor que se casará com Valentina. Brenda diz a Alonso que vai ser operada e tem medo que Santiaguinho acabe ficando sozinho.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.