Resumo da novela “A Dona” em 28/02: no capítulo 060(*) da novela, Frederico pede a Rodrigo que o mate, pois se o deixar vivo, pagará por tê-lo humilhado e por tudo que fez e ele descobriu. Rodrigo o diz para não preocupar-se, pois ele levará esses segredos para o túmulo. Rodrigo ateia fogo na cabana de Sabino enquanto Ivana observa a cena ao longe. José Miguel, desesperado, se mete na cabana em chamas para tentar resgatar seu pai e consegue tirá-lo de lá ainda com vida, porém Frederico morre antes de sequer conseguir pronunciar uma palavra á José Miguel.
Gabriela sugere a Valentina que volte a capital, pois no povoado ninguém gosta dela, já na cidade existem pessoas que a amam de verdade. Valentina diz que a solução para seus problemas não é fugir, e sim enfrentá-los de frente. Por isso ela que morrerá na fazenda, assim como seus pais no passado. Brenda diz a Alonso que está organizando o aniversário de Santiaguinho e que a criança vive dizendo que o único presente do qual não abre mão é a presença de seu pai na festa. Leonor, chorando, pede perdão diante do cadáver de Frederico. Valentina se surpreende quando Benita a diz que Sabino acaba de avisar a Isabel sobre a morte de Frederico.
Benita diz a Valentina que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico ficou preso nas chamas. Filadelfo diz a Rodrigo que Valentina estava a sua procura e o pergunta onde ele estava. Rodrigo o diz e Filadelfo insiste dizendo que ele não estava onde diz, pois o procurou por lá. Chorando, Isabel diz a Benita que quer estar com Frederico. Benita responde que Leonor jamais a permitirá. Valentina procura José Miguel. Ivana a diz que a prima não tem nada a fazer ali e a manda embora. José Miguel chega e pede a Valentina que desapareça de sua fazenda.
José Miguel, sem deixar que Valentina fale, a pede que, por respeito a sua dor, se retire imediatamente da fazenda. Moises, ao saber da morte de Frederico, diz a Sandra que acaba de perder um grande amigo. Valentina diz a Gabriela que foi dar seus pêsames a José Miguel, apesar de todas as suas mentiras, mas que ele prefere o consolo de Ivana. Gabriela responde que foi uma imprudência da parte de Valentina essa visita, e que jamais José Miguel a receberia como se nada tivesse ocorrido, depois dela ter terminado a relação deles sem dar lhe nenhuma explicação.
Leonor garante a José Miguel que também a dói muito a morte de Frederico e, apesar de tudo, ela jamais deixou de amá-lo. Ivana, hipócrita, se mostra solidária a José Miguel, mas por dentro se alegra com a morte de Frederico, pois assim pode ficar próxima de José e com seu apoio mostrar que o ama. Isabel vai ao velório de Frederico mas Leonor, furiosa, a diz que nem morto Isabel deixará Frederico em paz. Leonor pede que retirem Isabel imediatamente do velório de Frederico.
Ivana, furiosa, recrimina sua mãe por ter ido ao velório de Frederico, que ela entende o amor da mãe pelo falecido, mas que isso ficou no passado e agora está enterrado. Filadelfo diz a Rodrigo que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico morreu lá dentro. Rodrigo finge surpresa. Filadelfo pensa que Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino. Sabino encontra o anel de compromisso que José Miguel deu a Valentina nos restos de sua cabana e pensa que essa é a prova definitiva de quem provocou o incêndio que matou Frederico.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.