Resumo da novela “A Dona” em 28/03: no capítulo 077(*) da novela, Valentina diz a José Miguel que não devem mais se ver, já que ele teve relações intimas com Ivana. José Miguel diz a Valentina que determinada noite chegou bêbado a sua casa e Ivana estava em lá, mas tem certeza que nada aconteceu entre eles. José pede para que Valentina acredite nele, mas ela diz que não o fará. José Miguel diz a Valentina que ela é uma menina caprichosa, que um dia ama e no outro não mais. Valentina, chorando, diz que o ama sim, e por isso sofre com suas mentiras. José Miguel diz que eles devem lutar juntos por esse amor, e não permitam que nada, nem ninguém, os separe novamente.
Valentina e José Miguel se beijam. Valentina responde que não pode ser irresponsável, já que Ivana é sua prima. Se realmente ela estiver grávida, ainda que sofra, terá que esquecer José Miguel, pois em primeiro lugar estará sempre sua família. Horácio procura Gabriela e Isabel o diz que ela não quer mais vê-lo. Valentina conta a Benita que terminou com José Miguel porque Ivana o ama e está grávida dele. Benita tenta alertar Valentina dizendo que Ivana é capaz de tudo para separá-los. Alonso visita Brenda, entrega a carta que Santiaguinho escreveu, e diz que a compensará por todos os anos de abandono.
Nesse momento, Brenda tem uma parada cardíaca e morre. Ivana, ao ver José Miguel deprimido, oferece ajuda. Ele responde que não quer nada dela. Ivana, então, totalmente descontrolada, diz que está cansada de estar sempre a sombra de Valentina. José Miguel responde que nessa história todos são perdedores. Ele diz que só não pode amá-la porque jamais será capaz de desistir de Valentina. Alonso, chorando, diz a Santiaguinho que sua mamãe foi para o céu, e de lá cuidará dele sempre e com muito carinho.
José Miguel pergunta a Leonor se ela já disse a Rodrigo que não o quer em suas terras. Ela responde que é interessante tê-lo ali, pois ele entregou um estudo completo, no qual existem reais possibilidades da fazenda Montesinos se tornar a mais próspera de toda a região. José responde que nada que venha de Rodrigo o interessa. Ivana se insinua a Rodrigo. Ele pede que ela procure outro idiota. Ivana responde que só precisa ter um filho para ter José Miguel de uma vez por todas, e que isso convém aos dois. Eles se beijam e Leonor os vê.
.Leonor surpreende Ivana tentando seduzir Rodrigo e, furiosa, escuta quando ele diz que ama Valentina. Valentina diz a José Miguel que ainda que tenham terminado, ela gostaria de ter uma relação cordial com ele, principalmente por causa de Jesus. José diz que dói muito ver que ela não tem confiança em seu amor e continue confiando em Ivana mesmo quando já foi provado que ela foi capaz de comprar o silêncio de Célia com o relógio que era do pai de Valentina. Ele espera que um dia ela se arrependa ao ver que não deu valor e ouvidos a ele, que sempre a disse a verdade. Leonor, furiosa, tenta expulsar Ivana de sua casa, a insulta e joga em sua cara que a viu aos beijos com Rodrigo.
Ivana, rindo, pergunta o que a dói mais: vê-la com Rodrigo ou que ela trai José Miguel. Leonor responde que nenhuma das coisas, pois nem José nem Rodrigo a querem. Leonor procura Isabel e diz que ela sempre perseguiu seu marido, e que ele preferiu se casar com ela. Ela a insulta dizendo que é uma péssima mãe, pois Ivana é um asco de mulher. José Miguel tenta falar com Valentina, mas como ela nega, ele acaba entrando em seu quarto. Valentina vê José Miguel em seu quarto e pede ajuda a Maria da Luz para expulsa-lo dali. José pede a Maria que não faça nada. José Miguel rapta Valentina e a leva para que Célia lhe diga toda a verdade. Célia a entrega o relógio que era do pai de Valentina e garante foi dado como pagamento por uma mulher chamada Ivana.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.