Resumo da novela “A Dona” em 30/01: no capítulo 039(*) da novela, Ivana diz a Isabel que não permitirá que Valentina lhe tire José Miguel. Valentina chega contente a fazenda e Ernesto comenta com Benita sobre o bom humor da moça. Benita diz a Maria da Luz que enfim ela vai poder conhecer a verdadeira Valentina, boa e nobre. Sabino e João dizem a José Miguel que a vaca morta foi envenenada, e pensam que isso foi obra de Valentina. José assegura que Valentina nada teve a ver com isso. Valentina, feliz, diz a Benita que José Miguel e ela se amam. Ivana a escuta e, histérica, acusa a prima de roubar seu grande amor. Ela ainda diz a prima que torce para que José a abandone como fez Alonso.
Ivana, fora de si, pede a Isabel que a ajude a reconquistar José Miguel, já que ele é sua felicidade. Sandra, chorando, diz a Felipe que foi uma bobagem ele ter se oferecido a Horácio, que ela é apenas uma garota de província, enquanto Ivana é uma mulher mais liberal e do mundo. Felipe a tranquiliza e diz que ela é muito linda. Valentina justifica para Benita a atitude de Ivana. Benita diz que tanto ela quanto Isabel atendem todos os caprichos de Ivana, e as consequências disso moldaram a personalidade da moça. José Miguel diz a sua mãe que não siga mantendo esperanças quanto a uma possível relação entre ele e Ivana, pois ela jamais a corresponderá.
Furiosa, Ivana diz a Rodrigo que José Miguel já conquistou Valentina, e que ele deverá fazer alguma coisa. Ela não entende o motivo de ele seguir de braços cruzados. Rodrigo, furioso, adverte que nenhuma mulher o ameaça. Ivana diz sentir vontade de acabar com Valentina, e Rodrigo completa que se ela tocar na dona, ele mesmo a mata. Rodrigo chega a fazenda Montesinos procurando José Miguel. Frederico adverte que se ele colocar um dedo em seu filho, morrerá em seguida, pois ele mesmo o matará.
Leonor reclama com José Miguel de seu noivado
Leonor diz a Frederico que é a primeira vez que ela presencia ele falando desse jeito, em tom de ameaça. Frederico responde que para defender seu filho é capaz de tudo, porque José Miguel é seu filho, ainda que não tenha seu sangue. José Miguel diz a Valentina que ela confia demais em Rodrigo, e que não gostaria mais de vê-la junto a esse homem todo o tempo. Leonor diz a Ivana que está decepcionada, pois enquanto falava maravilhas dela para José Miguel, ela saia justamente com o melhor amigo dele. Ivana responde que só o fez para deixar o caminho livre para Valentina, para que ela não se sentisse culpada pela situação.
Valentina diz a Ivana que nem ela nem José Miguel quiseram feri-la. Ivana, querendo fazer intriga, diz a Valentina que José Miguel preferiu a ela por seu dinheiro. Leonor, furiosa, reclama com José Miguel de seu noivado com Valentina e avisa que jamais a aceitará, a menos que ele diga estar com ela apenas por precisar de uma esposa milionária para ajudá-lo a levantar a fazenda. José Miguel, furioso, responde que ama Valentina, e que não pensa em seu dinheiro. Ele diz para sua mãe que se ela se meter em sua relação, se esquecerá que ela é quem é. Valentina conversa com Benita sobre José Miguel e diz que talvez tenha se apaixonado por ele desde o primeiro momento em que o viu.
Leonor propõe a Valentina vender lhe sua fazenda em troca de que ela se afaste de uma vez por todas de seu filho. Ela completa dizendo que não pode aceitar uma nora que tem como amante um capataz como Rodrigo. Valentina responde furiosa que isso é uma calúnia, que o único homem que ama é José Miguel, e que ninguém nem nada poderá separá-los. Cristina recebe um bilhete anônimo dizendo que Valentina e Rodrigo são amantes. Jesus fica feliz ao saber do compromisso de José Miguel e Valentina. Isabel sugere a Ivana que ela volte a capital. Ela diz que jamais deixará o caminho livre para Valentina, e que só voltará a cidade casada com José Miguel.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.