Resumo da novela “A Dona” em 31/01: no capítulo 040(*) da novela, Rodrigo chega a fazenda Montesinos procurando José Miguel. Frederico adverte que se ele colocar um dedo em seu filho, morrerá em seguida, pois ele mesmo o matará. Leonor diz a Frederico que é a primeira vez que ela presencia ele falando desse jeito, em tom de ameaça. Frederico responde que para defender seu filho é capaz de tudo, porque José Miguel é seu filho, ainda que não tenha seu sangue. José Miguel diz a Valentina que ela confia demais em Rodrigo, e que não gostaria mais de vê-la junto a esse homem todo o tempo. Leonor diz a Ivana que está decepcionada, pois enquanto falava maravilhas dela para José Miguel, ela saia justamente com o melhor amigo dele. Ivana responde que só o fez para deixar o caminho livre para Valentina, para que ela não se sentisse culpada pela situação.
Valentina diz a Ivana que nem ela nem José Miguel quiseram feri-la. Ivana, querendo fazer intriga, diz a Valentina que José Miguel preferiu a ela por seu dinheiro. Leonor, furiosa, reclama com José Miguel de seu noivado com Valentina e avisa que jamais a aceitará, a menos que ele diga estar com ela apenas por precisar de uma esposa milionária para ajudá-lo a levantar a fazenda. José Miguel, furioso, responde que ama Valentina, e que não pensa em seu dinheiro. Ele diz para sua mãe que se ela se meter em sua relação, se esquecerá que ela é quem é. Valentina conversa com Benita sobre José Miguel e diz que talvez tenha se apaixonado por ele desde o primeiro momento em que o viu.
Leonor propõe a Valentina vender lhe sua fazenda em troca de que ela se afaste de uma vez por todas de seu filho. Ela completa dizendo que não pode aceitar uma nora que tem como amante um capataz como Rodrigo. Valentina responde furiosa que isso é uma calúnia, que o único homem que ama é José Miguel, e que ninguém nem nada poderá separá-los. Cristina recebe um bilhete anônimo dizendo que Valentina e Rodrigo são amantes. Jesus fica feliz ao saber do compromisso de José Miguel e Valentina. Isabel sugere a Ivana que ela volte a capital. Ela diz que jamais deixará o caminho livre para Valentina, e que só voltará a cidade casada com José Miguel.
Valentina corre para ajudar Miguel
Sandra diz a seu pai que em uma ocasião insultou Valentina pensando que ela andava atrás de Horácio, e que Felipe a pediu que se desculpasse. Enriqueta, que escuta tudo atrás da porta, interrompe a conversa e diz que sua filha não tem que se rebaixar. Moises pede a Sandra que siga sua consciência. José Miguel convida Valentina para passear pelo povoado e diz que quer que todos vejam que eles são namorados, já que ela é a mulher mais bonita de todas por ali. Ivana os observa, furiosa. Rodrigo diz ao Padre Ventura querer se confessar. Ele confessa que é o assassino de Lázaro, que violentou Maria da Luz e provocou o aborto de Cristina, mas não se arrepende de nada.
Rodrigo ordena a Filadelfo que agrida José Miguel. Sandra se desculpa com Valentina e diz que estava errada sobre ela, pois a víbora, na verdade, é Ivana. Teresa e Jesus encontram José Miguel inconsciente. O menino corre para avisar seu pai e diz que o homem que agrediu José com certeza não tinha a intenção de matá-lo, apenas assustá-lo. Valentina diz a Benita que Sandra foi se desculpar com ela, e que agora sabe que na verdade a amante de Horácio sempre foi Ivana. Benita diz a Valentina estar certa que a história da aposta foi uma invenção de Ivana em parceria com Leonor.
Enriqueta diz a Sandra que Ivana está muito sentida, pois a filha já não procura mais a amiga. Sandra responde que Ivana é uma hipócrita, e que ela não pode esperar mesmo amizade de sua parte, pois Ivana se juntou a Horácio. Valentina, ao saber que José Miguel foi agredido, corre para ajudá-lo. Eles se encontram e se beijam. Ivana diz a Valentina que se ela confia tanto em José Miguel, devia saber que ele estudava para ser padre, e que o expulsaram da ordem religiosa por terem o encontrado com uma prostituta.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.