Resumo da novela “Abismo de Paixão” em 20/12: no capítulo 031(*) da novela, Carmen descobre, por casualidade, que foi Ramiro quem ordenou a Horácio que matasse Lucio, mas por uma infelicidade quem acabou morrendo foi Branca. Carmen exige uma grande quantia em dinheiro para guardar o segredo de Ramiro, este à diz que também sabe um grande segredo dela, e tem o guardado por anos, então que agora eles estão quites. Florência conta a Almerinda sobre o incidente entre Lucio e Ramiro. Damião escuta quando Florência está falando com Sabrina para marcar um encontro com Henrique, as interrompe e pergunta qual o motivo desse encontro. Damião exige a Florência que o diga o porquê de ela ir ver Henrique, astuta, Florência responde que Henrique está muito triste pelo incidente que teve no trabalho, e acredita que Damião irá demiti-lo, e certamente Henrique queria pedir lhe que ela intercedesse por ele. Damião pede a Sabrina que diga a Henrique para ficar tranquilo, pois ele não irá demiti-lo.
Damião procura Elisa e Carmen o diz que certamente ela saiu com Paulo. Florência diz a Paulo que Damião quase descobre que ela estava se encontrando com Henrique, Paulo diz a Florência que Henrique deve estar muito interessado nela, e ela deveria aproveitar a situação para causar ciúmes em Damião. Lucio pede a Augusto que o prometa que irá mudar sua atitude com Elisa, e deixe essa dúvida de que não é o pai da garota, Augusto diz a Lucio que já realizou um exame de DNA, Lucio transtornado diz a Augusto que não acredita que ele precise de um papel para saber que Elisa é sua filha. Florência chama Henrique, e deixa claro que ama Damião, porém eles podem ser bons amigos, e inclusive podem se ver de vez em quando.
Paulo procura Elisa e Carmen o diz que Damião está muito interessado na sobrinha, que se ele não se esmerar na conquista rapidamente, Elisa acabará ficando com Damião. Elisa chega a seu quarto e se surpreende ao encontrar Paulo, furiosa, ela o expulsa do local, porém antes de ir Paulo a beija, e justo neste momento entra Augusto, que furioso insulta a filha e a diz que ela é igual sua mãe. Augusto, zangado, recrimina Carmen por não ter se dado conta do que estava ocorrendo em sua própria casa, Carmen, hipócrita, diz que Elisa já não é uma menina, e quem vai saber desde quando ela tem se encontrado com Paulo as escondidas, e em seu quarto. Carmen, com a ajuda de Ramiro e Horácio consegue falsificar o exame de DNA de Elisa e Augusto. O Doutor Edmundo entrega á Augusto a prova de paternidade e o diz que assim que abrir o envelope, saberá por fim se Elisa é ou não sua filha.
Carmen despede Dolores porque ela a diz que toda a vida invejou sua irmã Estefânia, e odeia Elisa porque ela a faz lembrar de sua irmã, além de garantir que sabe que foi a megera que permitiu a entrada de Paulo no quarto de Elisa. Paulo diz a Ramiro que Carmen foi quem o deixou entrar no quarto de Elisa, e está se zangou muito, porém o pior foi que quando ele estava para sair, chegou Augusto, e o flagrou junto com a garota. Ramiro diz que Carmen é muito especial, e ele deve ter cuidado com ela. Augusto lê o resultado da prova de paternidade falsificada e fica desolado ao se inteirar que Elisa não é sua filha.
Gael, furioso, tenta agredir Paulo, a fim de que ele deixe Elisa em paz. Damião pergunta a Gael porque ele queria brigar com Paulo, Gael o diz que Paulo se meteu no quarto de Elisa, e não acredita que ele tivesse boas intenções. Damião adverte Paulo que se não deixar Elisa em paz, será ele mesmo que o “quebrará” a cara. Elisa diz a Dolores que irá embora com ela, Augusto adverte Elisa que não vá, pois o que quer é liberdade para fazer o que a de vontade. Elisa diz ao pai que fica com a condição que Dolores também fique, Augusto procura Carmen para dizê-la que Elisa e Dolores ficaram na casa. Carmen adverte Augusto que quando souber o resultado de exame de DNA, será ele mesmo quem expulsará Elisa de casa. Augusto o diz que já sabe o resultado, e que Elisa fica, sendo ou não sua filha. Carmen adverte Dolores que procurará uma maneira para se desfazer dela. Almerinda diz a Elisa que quer fazer um trato com ela, Elisa responde que já sabe que com ela não existem tratos, e também não a interessa dialogar.
Almerinda insiste, dizendo que pode resolver todos os problemas econômicos de Augusto, em troca de que ela apenas se afaste de Damião. Elisa responde que o melhor seria que Almerinda oferecesse algo que interessasse á Damião, assim ele não a procuraria, e tudo que ela deseja é que Damião e Florência desapareçam, e Almerinda a deixe em paz. Elisa pede a Lucio que a ajude a semear nas terras que herdou de sua mãe. Almerinda tenta convencer Damião a voltar para a capital, e que adiante o casamento com Florência. Damião responde que não entende o motivo de tanta pressa, Almerinda diz que o tem notado muito estranho com Florência, e o pergunta se ele realmente quer se casar com ela.
(*) edição das novelas do SBT, “Abismo de Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Abismo de Paixão”: Almerinda, temendo a reaproximação de Damião e Elisa, começa a pressionar seu filho pra que ele se case o mais rápido possível e retorne à Itália. Damião termina seu noivado com Florência assim que percebe que está apaixonado por Elisa e os dois planejam se casar escondido de suas famílias. Augusto descobre o romance clandestino dos dois e não está disposto a aceitar o filho do amante de sua esposa como seu genro.
Ele ameaça Elisa de matar Damião caso eles continuem juntos e Elisa decide se sacrificar pela vida de seu amado e termina sua relação; e para que Damião pare de insistir, se dá uma oportunidade com Gael, que confessou que sempre esteve apaixonado por ela. Essa decisão além de abalar a amizade entre Damião e Gael, também abala a amizade entre Paloma e Elisa, já que Paloma sempre esteve apaixonada por Gael.