Resumo da novela “Cristal” em 10/01: no capítulo 104(*) da novela, o motorista luta com os marginais e consegue impedir que Vitória seja sequestrada. O assistente de Viviam insinua que Vitória forjou o assalto para ficar com o dinheiro da empresa. Cristina fica indignada e defende a mãe. O orfanato descobre que Marion esteve internada em hospital psiquiátrico e nega a ela o pedido de adoção. Vitória e Berta desconfiam que Gustavo Palhares está por trás da tentativa de sequestro. Dona Luísa sofre um ataque e ao perceber que sua vida está no fim decide pedir perdão a todas as pessoas que prejudicou. Padre Ângelo telefona para Cristina e Vitória e diz que sua mãe quer vê-las.
Zora decide aceitar uma proposta de trabalho no exterior para deixar o caminho livre para que Adam se case com Cristina. Em seu leito de morte, dona Luísa reconhece todo o mal que causou e pede perdão ao filho. Ela afirma a Cristina que foi a culpada por ela ter sido abandonada e pede à neta que perdoe a mãe. Vitória chega e dona Luísa admite o quanto foi cruel com ela, pede perdão e morre. Tempos depois… Antônia marca a data de seu casamento com Rodrigo. Gustavo força Marion a continuar se encontrando com ele. Lucélia exige que ele deixe sua filha em paz e ele ameaça contar seu segredo se ela não aparecer. Às vésperas de viajar com Marion, João Pedro vai ver a filha e descobre que Cristina desistiu do casamento.
Ele tenta uma reaproximação, mas Cristina deixa claro que não pretende destruir seu casamento. Eliana começa a dar os primeiros passos com muletas e Darío comemora. Cristina tem uma conversa franca com Adam e diz que não pode se casar com ele por que ainda ama João Pedro. Adam se sente aliviado com a decisão dela, mas não conta que está apaixonado por Zora. Alex volta a pedir perdão a Vitória, diz o quanto a ama, mas ela continua irredutível e não dá a ele nenhuma esperança de reconciliação. João Pedro desiste da viagem. Marion, furiosa, vai até a Maison e descobre que Cristina cancelou o casamento. A polícia consegue prender os marginais que tentaram sequestrar Vitória.
(*) edição das novelas do SBT, “Cristal”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cristal”: Vitória Ascânio (Bete Coelho) é uma renomada estilista e proprietária da Maison Vitória, prestigiada grife de alta costura em São Paulo. Apesar de ser uma mulher rica, exuberante e sofisticada, esconde de todos o seu passado humilde em São Luís do Paraitinga em 1984. No passado, Vitória (Greta Antoine) era uma humilde empregada doméstica na casa de Dona Luísa (Eliana Guttman), mãe de Ângelo de Jesus (Ricardo Monastero), jovem com vocação religiosa e seu amor impossível da juventude. Antes do ingresso do rapaz ao seminário, Ângelo e Vitória têm sua primeira noite de amor.
Como resultado desta aventura, Vitória engravida. Após ser humilhada por Luísa, Vitória é expulsa da casa da patroa. E, para evitar que o filho abandone a carreira sacerdotal, o que sempre almejou para ele, Luísa esconde dele a existência dessa criança. Após dar à luz uma menina, Vitória, sem condições de criar a filha, vê-se obrigada a deixá-la na porta de uma rica mansão. Ao contrário do que ela esperava, a menina é entregue pelo casal da mansão às autoridades e encaminhada para o Orfanato Bom Pastor. Criada e educada pelas freiras, Cristina (Bianca Castanho) torna-se uma linda jovem, com sólida formação moral. 22 anos depois, Cristina divide um apartamento com duas amigas, Zoraide (Sabrina Greve) e Inocência (Bárbara Paz), trabalha num banco e sonha ser modelo. Logo Cristina é contratada por Vitória para ser sua modelo, sem que as duas conheçam suas ligações familiares.