Resumo da novela “Mulheres de Areia” em 17/10: no capítulo 082(*) da novela, Dalua se debate para não ser internado, mas não tem jeito. Arlete comenta com Clarita que vai descobrir qual o mistério que está impedindo seu casamento. Alzira sente cheiro de bebida no copo de leite de Dalua. César avisa Marcos da data da audiência com o juiz para o divórcio. Finalmente, o advogado marca a data do casamento. Dalua tem acessos de raiva no sanatório. Isaura risca os barcos novos. Isaura revela a Donato que os pescadores estão desconfiando de que ele foi o culpado pela internação de Dalua.
Ruth reclama com Isaura. Do Carmo decide fazer as pazes com Chico Belo. Malu combina com Otavinho de tirar fotos para uma revista de nus femininos. Ruth fica sabendo da audiência com o juiz. Vanderlei cobra de César a escritura da fazenda e ele diz que só vai entregá-la depois da audiência. Dalua faz exames de sanidade mental. Ele aproveita um descuido dos enfermeiros e foge do quarto. Todos saem à sua procura. Donato encontra o copo de leite com álcool e o esconde. Os médicos encontram Dalua na rodoviária.
Da Lua tenta fugir, mas o agarram com força. Ruth comenta com Isaura que está em dúvida se vai concordar com o divórcio e a mãe diz que ela precisa fazer isso para acabar com a farsa. Alzira conta a Glorinha que o copo sumiu. Virgilio se aproxima de Maria Helena para descobrir algo sobre o passado de Vera. Ruth comenta com Clarita que decidiu confirmar a separação. Marcos e Ruth dormem juntos. Munhoz aponta uma arma para Virgilio e salva Tônia. O juiz pergunta a Ruth se está disposta a se separar e ela responde que não.
(*) edição das novelas da Globo, “Mulheres de Areia”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Mulheres de Areia”: Após anos Ruth volta a morar com os pais, o casal de pescadores Isaura e Floriano, e com sua irmã gêmea, Raquel. Ruth e Raquel, apesar de fisicamente idênticas, têm personalidades totalmente opostas. Ruth é doce, calma, humilde e possui um bom coração; enquanto Raquel é egoísta, ambiciosa, agressiva e má. Raquel finge ser Ruth para conquistar o jovem empresário Marcos Assunção, que a irmã conheceu a caminho de Pontal. Mesmo apaixonado por Ruth, Marcos acaba envolvido pelo charme e sensualidade de Raquel, e acaba casando-se com ela. A união não impede que Raquel continue a se encontrar às escondidas com o malandro e mau-caráter Wanderley, seu amante e cúmplice. Em Pontal D’Areia vive ainda Tonho da Lua, que esculpe mulheres de areia na praia, e alimenta um amor platônico por Ruth, sua protetora. Raquel, por sua vez, o persegue e inferniza sua vida, destruindo suas esculturas e o ofendendo sempre que pode.