Resumo da novela “Os Dez Mandamentos” em 08/09: no capítulo 235(*) da novela, Elda confronta Zur e pede que ele admita o que aconteceu com Betânia. Gahiji acorda se desculpa com Bezalel por não ter encontrado Leila e é consolado pelo filho e por Simut. Dorcas briga com Rishon por ter vendido o filho de Leila. Talita e Dorcas conversam e dizem estar com pena de Leila. No quarto dos escravos, Leila abraça as roupas do filho. Lemuel conta a Oren como pegou o bebê e que não pretende dizer a verdade à Siloé. Adira ajuda Siloé a dar de mamar ao filho. Arão conta a Inês, Eleazar, Itamar e Fineas que irá se casar e sai, um pouco inseguro, para falar com Joana. Leila pede a Dorcas para fugir. Talita diz que os homens que vigiam já saíram. Dumá diz a Libna que tem medo de que o pai se junte a Corá contra Moisés. Libna fala que apoia o marido e que Libna deve fazer o mesmo.
Balaque chama Zur e apresenta a Princesa Aviva, filha do Rei Requém, de Midiã. Balaque diz que escolheu ela para ser a noiva do irmão, que fica surpreso. Leila entra na casa de Oren, pedindo para ver Adira e conta que Rishon vendeu seu filho. Lemuel disfarça e Adira fica desconfiada. Arão sai em busca de Joana e encontra Eldade que diz que Gahiji já acordou. Corá se aproxima fala que Arão está apaixonado e que roubou a pretendente do filho. Arão fica nervoso. Zelofeade, Aoliabe, Calebe, Josué, Eleazar e Itamar aparecem, Corá continua contando sobre Arão ter traído Abiú. Joana, Ana, Yarin e Noemi surgem. Corá continua provocando e diz que Abiú pode ter morrido por culpa de Arão. Arão rebate as acusações de Corá e pede Joana em casamento, que aceita. Siloé tem dificuldade em amamentar o filho, Leila conta que teve o filho roubado e oferece ajuda a Siloé. Zur discute com Balaque sobre a escolha da princesa Aviva para ser sua mulher. Tanya descobre que a noiva de Zur está no palácio e diz que lutará para ficar com ele.
Miriã diz a Zípora que ficou com ciúmes pela notícia de Arão e que ainda precisa aprovar Joana. Moisés, Arão, Eldade e Hur conversam felizes sobre o futuro casamento de Arão e Moisés diz que está triste pela forma que Corá age. Leila amamenta o filho de Siloé e as duas lamentam o que ocorreu com Leila. Adira discute com Lemuel e fala que o bebê pode ser o de Leila, Oren diz que será melhor se eles investigarem. Zur declama seu amor a Betânia e diz que não quer ficar com a princesa, mas Betânia afirma que aceita a proposta de Balaque é o melhor para ser feito. Tanya fala para Elda que irá casar com Zur ou irá contar ao Rei que Zur é o pai do filho de Betânia. Lemuel conversa com o mercador e pede para que não fale a Oren que Rishon que vendeu o bebê a ele. Leila chora pela perda do filho e Siloé tenta acalmá-la.
(*) edição das novelas da Record, “Os Dez Mandamentos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Os Dez Mandamentos”: Moisés um dia está a pastorear um rebanho quando recebe um chamado de Deus e o manda voltar ao Egito para que junto com seu irmão Arão liberte todo o povo hebreu da escravidão. Ao voltar para o Egito, Moisés tem que enfrentar aquele que um dia considerou como um irmão e agora se tornará seu pior inimigo. Somente após as dez pragas do Egito Ramsés liberta o povo.
Mas acaba voltando atrás e decide persegui-los através do deserto. É então que Deus, em uma das cenas mais grandiosas da novela, abre o Mar Vermelho, deixando o povo hebreu passar, e depois o fecha matando o exército egípcio que os persegue. No deserto Deus revela a Moisés os Dez Mandamentos.