Resumo da novela “Os Dez Mandamentos” em 18/09: no capítulo 241(*) da novela, Deus diz que irá cessar as murmurações dos filhos de Israel ao chamar por Moisés e pedir para ele falar com os líderes das doze tribos. Arão fica emocionado quando Moisés lhe mostra o milagre de Deus. Ilan é cuidado de forma orgulhosa por Safira. Ela é pedida, sem voltas, em casamento por Eldade, que chega tenso. Se declaram Josué e Ana. Mortos estão Miriã e Hur. As crianças se tornam adultos e formam as próprias famílias, após 38 anos. Já com filhos, os filhos de Simut e Jerusa são olhados felizes pelos pais. Eli e Rebecca estão com as filhas de Abigail e Zelofeade e com seus pais, Deborah e Bezalel. Natan encontra Zípora e Moisés depois de muitos anos. Em Hesbom, em uma barraca próspera estão Eva e os pais, Jair e Talita. Após passar mal, desmaia Lemuel.
Cosby tem seu retorno ao palácio negado por Balaque após pedido de Betânia. Jaque, Jerusa e Damarina se espantam quando Sara conta que Adira está em Hesbom. À beira da morte, Lemuel conta a Leila que Baraquias é seu filho. Ana é lembrada por seus momentos ao lado de Josué por ele. Os ossos de Jetro serão enterrados em Midiã, avisa Moisés. Adira diz que não vai desistir de procurar por Haya e Abner em conversa com Oren. Todos os filhos de Balaque caíram doentes fica sabendo Elda. As palavras de Balaão estão se cumprindo afirma o rei depois de saber o que Elda lhe contou. Para tomarem conta do acampamento, ficam Arão e Josué.
(*) edição das novelas da Record, “Os Dez Mandamentos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Os Dez Mandamentos”: Moisés um dia está a pastorear um rebanho quando recebe um chamado de Deus e o manda voltar ao Egito para que junto com seu irmão Arão liberte todo o povo hebreu da escravidão. Ao voltar para o Egito, Moisés tem que enfrentar aquele que um dia considerou como um irmão e agora se tornará seu pior inimigo. Somente após as dez pragas do Egito Ramsés liberta o povo.
Mas acaba voltando atrás e decide persegui-los através do deserto. É então que Deus, em uma das cenas mais grandiosas da novela, abre o Mar Vermelho, deixando o povo hebreu passar, e depois o fecha matando o exército egípcio que os persegue. No deserto Deus revela a Moisés os Dez Mandamentos.