Resumo da novela “Os Dez Mandamentos” em 29/06: no capítulo 184(*) da novela, Elcana conta para Moisés que Zur tem uma tatuagem estranha do braço. Corá e Zur ficam tensos. Elda, a rainha, finge confortar Adira e diz que o rei está a procura do assassino de seu marido. As irmãs ficam a sós e Betânia conta que Jetro está na prisão e que Menahem foi morto pelo rei. Nadabe e Abiú olham apaixonados para Damarina e Joana, respectivamente. Abiú lembra ao irmão que ele, por ser sacerdote, não pode se envolver com uma moça que já foi casada. Nadabe se declara para Damarina e a beija. Josué conta a Calebe que ele e Ana estão se reaproximando. Ada se insinua para Josué, mas é ignorada. Elda lembra o marido que não será fácil ele levar Adira para o altar e ter Moisés como convidado. Adira fica atordoada com as revelações de Betânia e diz que precisa fugir com os filhos do palácio. Arão ajuda Joana com um cesto de lã. Simut reclama de Jerusa para Chibale e Gahiji, que riem da situação. Nadabe conta aos irmãos que beijou Damarina.
Miriã sente ciúmes de Zípora e desabafa com Abigail. Radina olha com admiração para Hur e Leila percebe. Miriã vê Hur com Radina e fecha a cara. Corá aprecia joias que esconde num buraco. Zur aparece e diz precisam fazer algo para que Moisés não desconfie do que acontece em Moabe. Adira conta aos filhos que eles vão fugir naquela noite. Tanya informa que o rei e a rainha convidam Adira para um jantar. Balaque planeja envenenar Jetro no jantar. Enquanto Betânia está com as crianças, Adira vai ao jantar. Elas comentam da fuga e Tanya, serva da rainha, ouve a conversa de Betânia com os sobrinhos. Moisés comenta com a família que está preocupado com Jetro e decide viajar até Midiã.
Balaão surge no momento em que Jetro se prepara para a refeição. O feiticeiro aconselha que Jetro não coma nada e avisa que o rei quer livrar-se dele. Moisés desconfia que Jetro não está em segurança. A família de Moisés acredita que a notícia sobre o povo de Israel seguir para rumo a Canaã preocupa outros reinos. Zípora se oferece para ir atrás de Jetro em Midiã, mas Moisés não permite. Betânia disfarça para Tanya, e afirma que Haya e Abner estão assustados com a perda do pai. Adira não esconde o incômodo no jantar com o rei e a rainha e pede para deixar o salão. Zur diz que Corá deve se oferecer para ir a Midiã e verificar como estão Jetro e sua família.
Balaão pega o rato morto e Jetro conclui que a comida estava mesmo envenenada. O patriarca da família diz que precisa ir embora logo com toda a família. Balaão diz que vai ajudar desde que Betânia fique para se casar com rei e promete cuidar dela. Miriã chora por ver Hur e Radina juntos e é consolada por Joquebede. Tanya conta a rainha que ouviu as crianças falarem de fuga. Elda pede que Balaque reforce a segurança. O rei ordena que vejam como está Jetro, depois da refeição envenenada. Balaão planeja tirar Jetro para fora do palácio com uma poção de efeito paralisante e enganar os guardas. Arão conversa com Eleazar e se mostra preocupado com a missão dada aos filhos sacerdotes.
Moisés pede que Zelofeade acompanhe Josué em direção a Midiã. Um oficial verifica Jetro, que está deitado no chão, se fingindo de morto. Joana pensa em Arão e fica incomodada. Balaão aconselha ao rei a levar o corpo de Jetro para o deserto, para que as filhas continuem na expectativa da procura do pai. O rei concorda. Balaão combina detalhes da fuga com Betânia. Corá se oferece para ir a Moabe, mas já é tarde. A salvo e fora da cidade, Jetro aguarda, tenso, a chegada de sua família. Zur diz que precisa encontrar uma maneira de avisar a irmã sobre a busca de Moisés pelo sogro. Betânia, Adira e seus filhos, e o servo Natan estão em companhia de oficiais e das duas servas da rainha, já fora do palácio. Betânia se despede e diz que vai ficar para encontrar a filha. Guardas e servas dão por falta de Jetro e família e saem a caça deles.
(*) edição das novelas da Record, “Os Dez Mandamentos”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Os Dez Mandamentos”: Moisés um dia está a pastorear um rebanho quando recebe um chamado de Deus e o manda voltar ao Egito para que junto com seu irmão Arão liberte todo o povo hebreu da escravidão. Ao voltar para o Egito, Moisés tem que enfrentar aquele que um dia considerou como um irmão e agora se tornará seu pior inimigo. Somente após as dez pragas do Egito Ramsés liberta o povo.
Mas acaba voltando atrás e decide persegui-los através do deserto. É então que Deus, em uma das cenas mais grandiosas da novela, abre o Mar Vermelho, deixando o povo hebreu passar, e depois o fecha matando o exército egípcio que os persegue. No deserto Deus revela a Moisés os Dez Mandamentos.