Resumo da novela “Terra e Paixão” em 02/12: no capítulo 177(*) da novela, Hélio teme as ameaças de Agatha e pensa em salvar Petra. Luigi e Anely descobrem que o dinheiro que o italiano pegou de Sidney era falso. Tadeu é obrigado a entregar o cargo de presidente da cooperativa. Petra aceita o pedido de casamento de Hélio. Tadeu fala com Gladys e Graça sobre o que aconteceu com Sidney. Marino e Lucinda ficam noivos.
Vinícius se lembra do homem que atirou nele. Luigi se nega a dar o divórcio a Petra, tentando convencer a moça de que Hélio e Agatha estão juntos no plano para roubar Antônio. Agatha mostra a Petra um dossiê forjado por Frazão, demonstrando que Luigi desvia dinheiro das empresas de Antônio. Petra confronta Luigi e pede ao italiano que deixe a mansão. Luigi pede ajuda a Irene. Agatha impede que Irene e Luigi levem Antônio embora de casa.
(*) edição das novelas da Globo, “Terra e Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Terra e Paixão”: Aline vive ao lado do marido Samuel e do filho João. Após um atentado em sua casa, vê-se sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. Aline aprende a plantar com a ajuda de Jonatas, um amigo fiel. Além de contar com ele, tem ao seu lado sua mãe. Aline se aproxima dos irmãos Caio e Daniel, filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras. Ao lado dos dois rapazes, descobre sentimentos novos. Antônio La Selva é casado com Irene com quem tem dois filhos, Daniel e Petra. Ele foi muito apaixonado por Agatha, com quem teve Caio, e culpa o rapaz pela morte da mãe no pré-parto.