Resumo da novela “Alma Gêmea” em 01/10: no capítulo 110(*) da novela, Rafael deixa claro para Cristina que jamais venderá o roseiral. Alexandra conta para Eduardo que Guto quer revelar algo sobre as jóias de Luna. Mirna dá uma boneca que ganhou de sua avó para Kátia presentear Ritinha no Natal. Kátia fica emocionada. Adelaide pede que Débora e Cristina passem o Natal com ela. Agnes teme que Cristina e Serena se desentendam na noite de Natal, mas Adelaide garante que não haverá problema. Felipe tenta dar um presente para Mirella, mas Olívia o impede. Felipe dá o presente de Mirella para Nina. Eduardo chama Ciro para ouvir o que Alexandra tem a dizer. Alexandra sente Guto se aproximando e se debate. Raul pede que Cristina o ajude a ganhar tempo até que as formigas destruam as rosas de Rafael. Rafael dá uma muda de rosa branca de presente a Serena. Roberval dá a casa da pensão de presente à família de Dalila. Serena fala para Rafael que ainda o ama e que vai esperá-lo.
Serena quer que Rafael a ame não por ela ser a reencarnação de Luna. Rafael dá um beijo em Serena. Guto se afasta de Alexandra. Ciro pede que Alexandra pergunte a Guto onde estão as jóias. Vitório e Hélio mandam Olívia ir à cidade buscar roupas para eles. Roberval pega o dinheiro que Dalila ganhou de Cristina e o joga na praça para os habitantes da cidade. Vitório fica furioso ao encontrar Carlito e o repreende. O Juiz ouve e desaprova a conduta de Vitório. Roberval dá presentes para as crianças pobres da vila. Agnes solta os cabelos na noite de Natal, para satisfazer o desejo de Ciro. Ciro fica encantado ao vê-la. Elias dá a Adelaide o anel que ia lhe dar quando quis pedi-la em casamento. Felipe manda restaurar o retrato de Luna e o deixa no ateliê, como presente de Natal para Rafael. Cristina fica revoltada ao ver Serena na ceia de Adelaide e a acusa de querer roubar seu marido. Serena acusa Cristina de ter falsificado o exame de gravidez.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.