Resumo da novela “Alma Gêmea” em 09/07: no capítulo 052(*) da novela, Serena diz não suportar mais as idas e vindas de seu romance com Rafael e quer um novo destino para ela. Hélio se oferece para ser seu companheiro nesta nova vida, mas a Serena explica que gosta dele como amigo. Adelaide e Agnes acusam Cristina de tentar roubar Rafael de Luna. Cristina rebate que foi Luna quem roubou a sua vida. Adelaide diz que conseguirá uma prova de que Serena é Luna. Débora pede desculpas a Rafael. O botânico, por sua vez, avisa que ela terá que sair de sua casa, caso mande limpar o ateliê outra vez sem sua ordem.
Dalila reclama porque Ofélia tricota para o cachorro e não para o bisneto. Mirna não molha a mão porque foi onde Jorge a beijou, enquanto Crispim se recusa a lavar a bochecha beijada por Kátia. Bernardo chama os sobrinhos de porcos. Eduardo acalma Alexandra, que diz que uma voz fará uma coisa muito ruim a ela, se não obedecer. Vera diz que vai buscar ajuda, já que acredita que a doença de Alexandra possa ser espiritual.
Cristina insiste que Guto faça o que pediu, mas não o paga porque não tem dinheiro. Raul procura Serena e diz que Rafael está preocupado com suas despesas. Ela se recusa a aceitar dinheiro dele. Cristina e Rafael jantam juntos. Gumercindo fica tonto porque Cristina chama-o de bonitão.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.