Resumo da novela “Alma Gêmea” em 10/05: no capítulo 010(*) da novela, Cristina adivinha que Madalena é a mulher que Olívia quer que namore Rafael e fica furiosa. Guto conta para Cristina que descobriu que Raul tem uma amante, mas ainda não sabe quem é. Dalila consegue um emprego na loja de rosas de Rafael que dá uma desculpa para não mostrar as roseiras a Madalena. Uma vizinha diz a Serena que a prima de Cleyde se mudou para uma cidade ali perto, onde há muitas rosas. Serena e Terê vão até lá. Felipe pede Mirella em namoro. Cristina fica aliviada ao saber que Rafael não mostrou as roseiras para Madalena. Adelaide percebe e desconfia que Cristina seja apaixonada por Rafael. Cristina conta para mãe que vai colocar um lenço com marca de batom no bolso de Raul. Elias pergunta a Kátia por que ela não o procurou ao chegar à cidade. Crispim e Bernardo dão uma carona para Serena e Terê até Roseiral. Rafael percebe que há um botão na muda de rosa Luna e pressente que algo está prestes a acontecer. Serena vê uma rosa ao chegar a Roseiral e entende que chegou ao seu destino.
Serena busca o endereço da prima de Cleyde e encontra a pensão de Divina e Osvaldo. Terê diz a Serena que não quer ir até a pensão com ela, pois teme ser maltratado por ser um menino pobre. Serena pede que Terê fique em Roseiral e garante que vai encontrar uma maneira de ajudá-lo. O menino concorda. Kátia diz para Elias que não tem nada para conversar e ele vai embora magoado. A mestiça explica para Divina que foi Cleyde quem a mandou procurá-la. Divina recebe Serena com carinho, deixando-a emocionada. Ofélia acha absurdo Divina abrigar Serena, que considera uma selvagem. Mirella fala para Raul e Olívia que acha que está gostando de Felipe, mas o pai diz que ela é nova demais para namorar. Olívia percebe que o marido passa muito tempo fora de casa e fica nervosa. Cristina manda Guto colocar o lenço manchado de batom no bolso de Raul, que marca um encontro com Dalila.
Filó finge que está dormindo, mas escuta tudo. Guto finge esbarrar em Raul e coloca o lenço em seu bolso sem que ele perceba. Serena diz a Divina que quer trabalhar e a dona da pensão que a mestiça seria uma boa candidata para ajudar Zulmira mas a empregada da mansão de Rafael contrata Mirna como sua ajudante. Hélio se apaixona por Serena assim que a vê. Divina leva Serena até a casa de Rafael. A mestiça sente tontura e vontade de chorar ao ver a casa, e não sabe explicar por que . Zulmira explica para Divina que a vaga já foi preenchida. Mirna comenta com Cristina que acha que Rafael a olhou de um modo especial. Cristina manda Zulmira demitir Mirna e a emprega oferece o emprego a Serena. Olívia encontra o lenço manchado de batom. Serena chega cedo demais no serviço e passeia pelo jardim de Rafael. Ela encontra a roseira Luna e toca a rosa que nasceu. Rafael vê.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.