Resumo da novela “Alma Gêmea” em 10/10: no capítulo 117(*) da novela, Os policiais e outros apagam o fogo. Eduardo é chamado. Adelaide e Ciro se apressam para o local. Serena se desespera ao ver Rafael ferido e pede que não a deixe. Débora celebra a coincidência e torce para Rafael estar morto. Débora ofende Serena e a expulsa da casa. Ivan vê no ateliê os restos do galão de gasolina que Cristina usou para causar o incêndio. Cristina expulsa Serena da casa de Rafael e a humilha. Eduardo leva Rafael embora e diz que o caso é grave. Serena diz que precisa da sabedoria do seu povo. Débora diz a Cristina que, com Rafael incapacitado, é a filha que vai cuidar dos negócios. Rafael é hospitalizado. Débora mente a Ciro e Adelaide sobre a origem do incêndio. Eduardo descobre que o fogo afetou as córneas de Rafael e que ele pode não voltar a enxergar.
Débora se aproveita do fato de Rafael estar no hospital e demite Eurico e Zulmira. Ivan tira o galão de gasolina do ateliê para que ninguém descubra. Cristina explica para Ivan que vai cuidar dos negócios de Rafael enquanto ele estiver debilitado e fará de tudo para prejudicar o marido. Ciro e Adelaide chegam ao hospital e Eduardo explica que ele teve uma concussão e pode ficar cego. Ofélia se recusa a sair de casa, para espanto de Divina. Osvaldo conta que Yolanda disse que um mendigo procurou por uma velha na sorveteria. Serena pede a ajuda de José Aristides para salvar Rafael. No hospital, Olívia cobra que Raul pague as dívidas, conforme Rafael orientou. José Aristides orienta Sério, Hélio e Roberval a pegar os elementos na mata. Cristina e Débora veem Rafael pela primeira vez, ferido. Felipe convence Eduardo a deixar José Aristides tratar de Rafael.
José Aristides e Serena conseguem entrar escondido no hospital, e Ivan vê. Cristina tenta entrar no quarto de Rafael, mas Felipe impede. José Aristides coloca argila nos ferimentos de Rafael para que sua febre passe. Eduardo impede Cristina de entrar no quarto. Ivan conta para Cristina que viu Serena no hospital. José Aristides termina o tratamento e diz que volta no dia seguinte. Serena implora para Eduardo deixá-la ficar. Cristina entra no quarto de Rafael e não reconhece Serena, que está vestida de enfermeira. Cristina revela à mãe que usou gasolina para colocar fogo no ateliê. Ivan descobre que Zulmira e Eurico foram demitidos. Rafael abre os olhos.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.