Resumo da novela “Alma Gêmea” em 12/07: no capítulo 055(*) da novela, Serena diz que Luna é parte dela e que precisa descobrir qual é a sua missão. Elias diz que não pode ajudá-la porque pode ser muito doloroso para ela. Cristina assume que conhecia Guto e que errou ao não contar antes que ele e Serena estavam se encontrando. Rafael garante que, se descobrir que ela está mentindo outra vez, jamais vai perdoá-la. Elias aconselha Serena a fazer um tratamento com hipnose e promete encontrar alguém. Osvaldo elogia Yolanda. Divina explode e parte para cima de Yolanda. Osvaldo diz que ela enlouqueceu. Divina expulsa Yolanda a vassouradas e atira-lhe ovos. Eliete sorri. Hélio diz à mãe que alguém aprontou com ela. Osvaldo não se conforma por ter sido expulso de seu quarto.
Serena diz para Divina que talvez seja mentira o que lhe contaram. Osvaldo quer saber por que Eliete quer acabar com seu casamento. Ela responde que ele lhe prometeu coisas que não cumpriu. Raul diz a Dalila que não sente o menor amor pelo bebê. Dalila vai para casa chorando. Roberval dá um presente para o bebê e garante se importar muito com ele. Débora diz que venderá uma jóia da mãe para comprar a casa da pensão e manda Cristina fazer algo para afastar Guto da cidade. Olívia promete a Mirella que vai falar com o advogado para que Raul não possa tirar-lhe o restaurante. Agnes diz que se irrita com Ciro. Adelaide fala que talvez ele a atraia. Rafael conta que vai receber uma visita na estufa e proíbe Cristina de segui-lo. Cristina pede para Ivan espionar Rafael. Rodriguez pede Kátia em casamento. Mirna pede ao santo para não perder Jorge. Rafael manda Ciro descobrir a verdade porque, caso Cristina tenha armado contra Serena, ele acabará com o casamento. Hélio pede que Serena desista de descobrir se é Luna.
Serena diz que tem que se lembrar quem foi para ser livre e poder amar de novo, pois ainda está ligada a Rafael. Hélio garante que vai ajudá-la a libertar seu coração. Ciro diz ser provável Serena nunca ter tido nada com Guto. Rafael dá dois meses para ele investigar, pois precisa saber tudo antes de se casar. Débora acha estranho que Ciro converse com Rafael e promete descobrir como ele foi contratado. Olívia diz que é uma dama e não vai se interessar por um subalterno. Ofélia aconselha Divina a expulsar Osvaldo de casa. Eliete consola Divina. Só Serena defende Osvaldo. Hélio pede que Osvaldo marque encontro com Eliete e a faça confessar tudo porque ele levará Divina para ouvir. Roberval dá dinheiro para Ofélia comprar lã e fazer uns sapatinhos. Kátia aceita o pedido de Rodriguez.
Gumercindo passa mal por causa do casamento e Nina o consola. Crispim chora ao ver Kátia e Rodriguez juntos. Ofélia insiste para que Vitório e Mafalda conversem. Olívia fica furiosa ao ver os dois às gargalhadas e joga água neles. Mafalda jura nunca mais aparecer porque Vitório não toma uma atitude. Guto conta para Xavier que Cristina marcou um encontro na igreja. Débora pergunta como Agnes arrumou o motorista. Bernardo e Mirna tentam animar Crispim. Kátia diz a Elias que não pode contar para o noivo que tem uma filha. Divina ouve Eliete confessando tudo e parte para cima dela. Cristina manda Guto sair da cidade. Raul descobre com Dalila que a casa da pensão é mesmo alugada. Luna aparece no espelho e diz que Serena está no caminho certo e logo elas serão uma só.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.