Resumo da novela “Alma Gêmea” em 15/05: no capítulo 013(*) da novela, Cristina fala para Serena que foi Rafael quem pediu que a demitisse e a mestiça fica arrasada. Zulmira explica a Serena que ela errou ao desafiar Raul. Serena se despede da rosa Luna e se pergunta qual será o seu destino. Rafael pede permissão a Raul para Felipe namorar Mirella mas o pai da jovem acha que sua filha é nova demais e não permite o namoro. Felipe e Mirella não se conformam. Crispim dá galinhas para Kátia, mas ela não fica nem um pouco contente com o presente. Kátia recebe uma carta que lhe deixa preocupada e explica para Gumercindo que precisa de dinheiro. Ele se oferece para ajudá-la, mas Kátia o despreza. Felipe compra rosas para dar a Serena. Mirella faz perguntas sobre os homens, deixando Olívia horrorizada. Vera fala para Olívia que ela precisa ter uma conversa franca com Mirella. Dalila é muito rígida com Crispim e Bernardo, exigindo que eles cumpram os horários certos. Felipe fica arrasado ao saber que Serena foi demitida, deixando Cristina furiosa. Zulmira conta para Felipe que Serena está na pensão e o rapaz vai procurá-la. Hélio descobre que Serena foi demitida. Crispim encontra Pedro conversando com Mirna em sua casa e fica furioso. Serena fala para Hélio que vai voltar para sua aldeia.
Serena explica para Hélio que era mais feliz em sua aldeia. Hélio pede que Serena fique hospedada na pensão durante mais algum tempo e ela concorda. Crispim e Pedro se desentendem por causa de Mirna. Mirna pede que Pedro não se assuste com Crispim, mas ele morre de medo e diz que quer distância dela. Felipe entrega as rosas a Serena e pede que ela volte a trabalhar em sua casa. Serena fica encantada com o gesto de Felipe, mas explica que só pode voltar se Rafael quiser. Felipe diz a Rafael que está indignado por Serena ter sido demitida por defendê-lo. Raul e Dalila combinam de se encontrar na igreja. Dalila fica furiosa ao saber que Serena vai voltar a dormir em seu quarto e a insulta. Serena sofre por precisar depender dos outros. Rafael afirma para Cristina que não queria que Serena fosse demitida, pois admirou a coragem dela ao defender Felipe. Dalila fala para Vitório que não agüenta mais viver numa pensão lotada. Eduardo convida Madalena para sair. Generosa vê Raul e Dalila se encontrando na igreja. Rodriguez contrata Xavier como novo salva-vidas para o clube. Dalila exige que Raul se separe de Olívia e ele diz que vai fazer Olívia assinar alguns documentos antes, para que o dinheiro fique todo com ele depois da separação. Mirella afirma para Olívia que Raul tem outra, mas Olívia não acredita. Kátia fala para Elias que precisa de dinheiro. Rafael vai até a pensão e pede a Serena para voltar a trabalhar em sua casa.
Serena sai correndo, apavorada e Rafael tenta para alcançá-la. Cristina vê Serena correndo e fica satisfeita, pois acha que Rafael está furioso. Serena explica para Rafael que, em sua aldeia, quando um homem e uma mulher se beijam, significa que vão ficar juntos para sempre, diz que ele a magoou e que vai embora. Rafael pede perdão a Serena e explica que tem estado sozinho desde que sua esposa morreu. Serena conta para Rafael que via a rosa branca desde criança. Rafael fica espantado e pergunta a Serena por que a rosa Luna se abriu quando ela voltou. Serena se sente perturbada e foge. Rafael promete à mestiça que não vai insistir no assunto, e pede que ela não vá embora. Serena concorda. Cristina fica pasma ao saber que Rafael não ficou furioso. O botânico se pergunta se Serena é Luna e a mestiça tenta entender o que está sentindo. Hélio confessa para Osvaldo que não consegue parar de pensar em Serena. Débora diz a Cristina que ela precisa tirar Serena de seu caminho de qualquer jeito. Generosa pergunta a Divina o que faria se soubesse de um segredo sobre uma moça de família. Divina afirma que não diria nada à família dela, para não magoá-los e Generosa decide não contar que viu Dalila com Raul na igreja. Agnes fica indignada quando Rafael diz que acha que Serena é Luna e afirma que ela está tentando conquistá-lo. Débora vê Agnes furiosa e fica curiosa em saber o que Rafael conversou com ela. Adelaide pergunta a Elias se ele acha possível alguém que morreu voltar. Eduardo fala para Rafael que ele está delirando e o aconselha a casar-se com Cristina para esquecer Luna de uma vez.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.