Resumo da novela “Alma Gêmea” em 17/06: no capítulo 036(*) da novela, Alexandra, a mulher de Eduardo, e Nair, sua enfermeira, chegam na cidade e Eduardo as leva até a casa de Vera. Alexandra fala para Vera que não gosta dela, deixando Eduardo constrangido. Vera garante a Eduardo que Alexandra não a incomodará. Cristina manda Raul enviar uma carta anônima para Rafael acusando Abílio de roubar a empresa de rosas. Rafael convida Serena para dançar uma valsa, mas vai embora decepcionado ao perceber que ela não sabe como fazer. Serena fica arrasada. Felipe diz a Rafael que ele magoou Serena e o aconselha a voltar para a festa. Dalila estende um varal na metade da cama de casal e avisa Roberval que cada um vai ficar de um lado. Guto convida Serena para dançar. Terezinha e Eliete insistem para que ela aceitar. Rafael vê Serena dançando com Guto. Rafael morre de ciúmes ao ver Serena dançando com Guto e vai embora, furioso. Serena tenta explicar para Rafael que foi Guto quem a forçou a dançar. Rafael não acredita em Serena, deixando-a magoada.
Hélio consola Serena. Nair explica para Vera que Alexandra teve alta porque não é agressiva, mas sua doença mental não tem cura. Vera sente pena de Eduardo por ter que continuar casado com Alexandra. Dalila garante a Roberval que não vai deixar que ninguém saiba que eles dormem com um lençol pendurado no meio da cama. Roberval vê Dalila através do lençol e sofre. Divina e Osvaldo se sentem satisfeitos por Dalila ter se casado. Rafael pergunta a Cristina se Serena seria capaz de mentir para ele. Cristina não diz nada explicitamente, mas faz insinuações sobre o modo de agir de Serena. Ofélia diz a Divina que está com as costas doendo e não pode mais dormir no sofá da sala. Divina fala para Osvaldo que Ofélia vai ter que dormir no quarto deles. Ofélia ronca a noite inteira e não deixa Osvaldo dormir, deixando-o de mau humor. Osvaldo e Divina comentam com Roberval e Dalila que eles devem ter tido uma maravilhosa noite de núpcias, deixando-os sem graça. Hélio garante a Rafael que Serena o ama e diz que ele não devia desconfiar dela. Rafael não entende por que sente tantos ciúmes de Serena. Mirella pergunta a Raul por que ele é contra seu namoro com Felipe. Alaor acha que Olívia, por ser separada, deve estar procurando um namorado e se insinua para a dona de casa. Vitório vê. Rafael oferece rosas a Serena, mas ela diz que não pode aceitar.
Rafael se desculpa por ter desconfiado de Serena e pede que ela se afaste de Guto. Serena concorda. Vitório morre de ciúmes ao ver Alaor jogando charme para Olívia e o bota para correr. Olívia agradece. Vitório acusa Olívia de ter se insinuado para Alaor, deixando-a furiosa. Raul fala para Mirella que apenas se preocupa com seu futuro. Dalila conta para Eduardo que Roberval é um tonto, pois aceitou se casar com ela mesmo não sendo pai de seu filho. Eduardo, por sua vez, diz a Dalila que Roberval foi muito generoso. O professor de piano repreende Serena quando ela erra um exercício. Serena fica indignada. O professor diz a Serena que ela não tem o menor talento e desiste de lhe dar aulas. Serena chora por ser tão diferente de Luna. Cristina fica satisfeita quando o professor diz que Serena jamais aprenderá a tocar piano.
Rafael não entende por que Serena não se comporta mais como Luna. Cristina manda Guto não desistir de se aproximar de Serena e afirma que Rafael vai acabar desistindo dela. Rafael pede que Vera ensine Serena a dançar. Alexandra fala para Eduardo que sabe que é um fardo para ele. Eduardo abraça Alexandra e afirma que não vai abandoná-la. Crispim encomenda um Santo Expedito a um santeiro. Vitório convence Olívia a contratar seu amigo Jorge como maître do restaurante e manda uma carta convidando-o para o emprego. Jorge é demitido de seu emprego por suas trapalhadas. Osvaldo tira a medida do pé de Eliete e começa a reparar nela. Hélio encontra Osvaldo e Eliete às gargalhadas e estranha. Rafael pede que Agnes converse com Serena e tente descobrir o que ela tem em comum com Luna. Guto aborda Serena na rua.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.