Resumo da novela “Alma Gêmea” em 18/07: no capítulo 059(*) da novela, Julian explica que só poderá investigar o caso com a permissão de Eduardo. Mas o médico se a nega. Alexandra manda que Vera a deixe em paz. Divina chora ao pensar na possibilidade de sair da casa onde mora. Guto garante a Cristina que não falou a Rafael que ela lhe mandava dinheiro. Cristina pede que Guto descubra quem o está investigando. Rafael diz a Felipe que vai desmarcar seu casamento com Cristina. Eurico ouve e conta a Zulmira. Ivan escuta. Julian comenta com Cristina que, com as sessões de hipnose, é possível que Serena se lembre do momento de sua morte na vida passada. Cristina fica nervosa. Ivan conta para Cristina que Rafael está pensando em desmarcar o casamento. Dalila acusa Raul de tê-la enganado e jura que vai fazer um escândalo. Cristina conta a Rafael que está grávida. Serena diz a Julian que já está pronta para começar.
Julian começa a hipnotizar Serena. Rafael fica atordoado com a súbita gravidez de Cristina e desiste de desmarcar o casamento. Raul garante a Dalila que não foi ele quem comprou a casa onde funciona a pensão de Divina. Divina jura que vai lutar por sua pensão até o fim. Cristina confessa a Débora que não tem certeza se está grávida. Débora diz que o importante é que consiga se casar com Rafael. Eduardo estranha que Cristina não tenha se consultado com ele para confirmar a gravidez. Julian faz com que Serena tenha lembranças cada vez mais antigas e pede que ela pense em sua vida passada. Serena vê uma rosa manchada de sangue e fica agitada. O advogado tenta conversar com Divina para mostrar-lhe o documento de compra da casa. Divina se recusa a recebê-lo até que Osvaldo chegue em casa. Rafael conta a Felipe que Cristina está grávida e que está feliz por ter um filho. Felipe fica preocupado, pois sabe que Rafael será obrigado a se casar com Cristina, mesmo sem amá-la. Alexandra acusa Eduardo de não amá-la porque gosta de Vera e parte para cima dela. Eduardo diz a Vera que vai levar Alexandra para longe de sua casa, mas ela não permite. Vera pede a Eduardo para considerar a possibilidade de deixar que Alexandra se consulte com Julian. Alexandra vê e fica arrasada. Jorge dá um pato de presente a Mirna. Osvaldo, Vitório, Roberval e Dalila correm para a pensão assim que descobrem que o advogado está lá. O advogado mostra o documento e todos podem constatar que a casa foi mesmo vendida. Divina pega o documento e o engole. Julian conta a Adelaide e Agnes que Serena viu uma rosa manchada de sangue. Débora aconselha Cristina a contar para Serena que está grávida, para que ela desista de Rafael.
Cristina concorda em contar para Serena que está grávida. Agnes se espanta, pois se lembra que Luna se feriu com o espinho de uma rosa no dia em que morreu. Adelaide diz que isso é uma prova de que Serena é mesmo Luna, mas Agnes não se convence. O advogado diz a Divina que ela será presa por ter comido o contrato. Divina diz que não sabe de contrato algum e todos na pensão dizem o mesmo. Dalila diz a Roberval que ainda desconfia que Raul tenha comprado a casa. Roberval diz a Dalila que ela não teria gostado se Raul houvesse comprado a casa para ela, pois a obrigação de cuidar da criança agora é dele. Dalila fica feliz por Roberval amar o filho que está esperando como se fosse dele. Serena diz a Hélio que sentiu paz após ser hipnotizada, pois sabe que está chegando mais perto dos mistérios de seu coração. Alexandra confessa a Vera que a viu com Eduardo e entra em surto. Crispim pergunta a Jorge por que ele deu um pato de presente a Mirna. Jorge garante que trouxe o pato para aumentar o rendimento do sítio. Crispim fica satisfeito. Cristina diz a Rafael que quer jantar no restaurante de Olívia para comemorar sua gravidez. Rafael concorda, sem muito entusiasmo. O advogado explica para Raul que se não conseguir outra cópia do contrato não poderá provar que comprou a casa. Kátia explica a Serena que precisa da ajuda que Rodriguez lhe dá, mas se sente humilhada pela situação. Serena aconselha Kátia a cortar todas as suas ligações com Rodriguez. Alexandra se aproxima de Vera no meio da noite. Cristina conta a Olívia que está grávida. Kátia finge estar interessada em Gumercindo. Olívia acusa Cristina de estar dando um golpe em Rafael. Felipe conta a Serena que Cristina está grávida.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.