Resumo da novela “Alma Gêmea” em 22/08: no capítulo 082(*) da novela, Rafael se recusa a se casar na igreja. Cristina aceita as condições de Rafael, mas se sente humilhada. Olívia é obrigada a assinar a intimação. Romeu conta para Roberval que é fazendeiro. Roberval acha que Romeu está brincando, pois um fazendeiro jamais ficaria numa pensão tão pobre. Abílio fala para Olívia que o juiz da audiência de reconciliação é tradicional e certamente ficará do lado de Raul. Cristina sente vontade de desistir do casamento. Débora garante a Cristina que ela acabará conquistando Rafael depois que se casarem. Kátia vai dar comida aos porcos e se suja de lama. Raul pede que Jorge seja seu espião. Cristina fica com raiva ao ver o vestido de noiva com o qual se casaria na igreja e o rasga. Julian diz a Eduardo que Alexandra quer se curar por ele e pede que não a repudie para não desencorajá-la. Romeu entra na sorveteria de Generosa que se esconde atrás do balcão ao vê-lo.
Julian faz Serena se lembrar do momento em que Luna ganhou as jóias de Adelaide. Serena conta para Julian que ficou feliz mas, ao mesmo tempo, teve uma sensação ruim. Olívia pede a Jorge para descobrir se Raul está tentando tramar algo para tomar conta do restaurante. Jorge concorda e depois se pergunta como vai fazer para enganar todos ao mesmo tempo. Ciro comenta com Julian que acha estranho que as jóias que foram roubadas de Luna nunca tenham sido vendidas. Mirella decide se vingar de Felipe. Romeu fala para Roberval que compra jóias para revendê-las e pergunta se tem alguma. Dalila acha que Romeu pode ser um investigador e, como acha que Roberval roubou a jóia que ganhou quando era bebê, o proíbe de mencioná-la. Alexandra diz a Serena que tem algo a dizer sobre o bebê de Cristina. Serena garante que não é necessário, pois já tomou sua decisão. Cristina exige que Raul compre a casa da pensão e coloque Serena e todos os outros na rua.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.