Resumo da novela “Alma Gêmea” em 27/05: no capítulo 021(*) da novela, Dalila pergunta a Raul por que ele não a procura mais. Raul explica para Dalila que, por enquanto, eles não podem ser vistos juntos. Arthur leva Crispim para a delegacia. Raul garante a Kátia que vai recompensá-la se ela lhe disser quem a mandou armar um escândalo no clube. Kátia revela que foi abordada por Guto. Vera fala para Rafael que ele vai sentir vergonha de Serena. Ela ouve e fica magoada. Olívia descobre que Raul vendeu a casa deles e desmaia. Rafael garante a Serena que não sente vergonha dela. Kátia pede ajuda a Elias. Serena pergunta a Zulmira por que Rafael quer vê-la tocando piano. Raul dá dinheiro a Guto e ele revela que foi Cristina quem lhe pediu para armar o escândalo. Cristina sugere a Rafael que dê uma festa para apresentar Serena a todos os seus amigos.
Rafael gosta da idéia de dar uma festa para apresentar Serena aos seus amigos e decide que nesta noite vai pedi-la em casamento. Cristina finge aprovar e garante vai ajudá-lo a organizar a festa. Zulmira explica para Serena que Rafael gostaria que ela tocasse piano porque Luna tocava muito bem. Cristina promete fazer de tudo para Rafael ver que Serena não passa de uma selvagem. Olívia se desespera ao saber que Raul vendeu a casa na qual mora e se consulta com Abílio. Raul não entende por que Cristina pagou Kátia para armar um escândalo e fazer com que Olívia brigasse com ele. Eduardo aconselha Dalila a contar para o pai da criança que está grávida.
Kátia revela a Elias que tem uma filha que está vindo para a cidade e explica que não pode deixar que as pessoas da cidade descubram, caso contrário, nunca mais arrumará emprego. Elias concorda em cuidar da filha de Kátia para ela. Serena gosta de saber que Rafael vai dar uma festa. Rafael pede que Cristina ajude Serena a escolher um vestido novo. Cristina, furiosa, concorda. Abílio fala para Olívia que ela não pode fazer nada contra Raul, pois assinou sem ler um documento que permitia que ele vendesse a casa. Bernardo tira Crispim da cadeia, que chega em casa furioso com Mirna, pois ela deixou que fosse preso. Olívia é grosseira com Vitório, que se irrita com ela. Osvaldo e Divina dançam no quarto e quebram a cama. Dalila conta para Raul que está grávida. Débora sugere a Cristina mandar Serena fazer um vestido para a festa igual ao que Luna usava quando morreu.
Cristina faz Serena ficar mais parecida possível com Luna, para que todos pensem que ela está quer se passar pela primeira esposa do botânico. Hélio promete a Terê que ele terá uma família algum dia. Raul garante a Dalila que vai assumir a criança, mas depois imagina como se livrar daquela situação. Olívia recrimina Raul por ele ter vendido a casa, mas ele não se comove. Raul diz a Abílio que só alugará uma casa para Olívia e seus filhos se tiver um bom preço. Felipe fala para Serena que vai ficar muito feliz se ela entrar para a família. Abílio pede que Rafael alugue uma casa modesta que tem para Olívia. Rafael concorda, pois quer ajudar Olívia. Raul pergunta a Cristina por que ela armou o escândalo. Rafael leva Serena até o ateliê de Luna e pergunta se o instrumento lhe desperta lembranças.
Serena vê Luna dançando e sente dor de cabeça. Cristina confessa para Raul que queria deixar Olívia ocupada para tirá-la de seu caminho. Raul exige que Cristina o ajude a se tornar sócio de Rafael, ou então, contará a ele o que ela fez. Cristina concorda. Raul pede ajuda a Cristina para se livrar de Dalila. Cristina fala para Raul que deve descobrir um tolo que se case com Dalila. Mirna leva algumas pamonhas para Arthur. Crispim vê e fica furioso. Guto exige mais dinheiro de Débora dizendo que vai contar a todos as verdades sobre Cristina. Abílio mostra a Olívia a casa de Rafael que estava abandonada. Olívia acha a casa pequena. Elias busca sua neta, Rita. Cristina mostra o modelo do vestido de Luna a Serena. Serena gosta e quer usá-lo.
(*) edição das novelas da Globo, “Alma Gêmea”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Alma Gêmea”: Rafael e Luna casam-se e têm um filho, mas a felicidade é invejada por Cristina. Em um passeio, Rafael reage a um assalto e um dos ladrões, que é conhecido de Cristina, atira. Luna morre. Enquanto Rafael se desespera com a perda de Luna, em um lugar bem distante dali, nasce a menina Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Ela cresce em uma aldeia indígena e tem visões.
Vinte anos se passam da morte de Luna. Serena consegue trabalho como empregada na mansão de Rafael. Serena tem em seu corpo uma marca de nascença, no mesmo lugar em que Luna levou o tiro. A trama segue envolta em mistérios e marcada por fatos inexplicáveis. Rafael passa a acreditar que Serena é de fato a reencarnação de Luna, se apaixona por ela e a pede em casamento. Cristina e sua mãe Débora percebem que Serena representa uma ameaça, e a novela segue com as duas tramando de tudo para separar os dois.