Resumo da novela “Cabocla” em 11/12: no capítulo 093(*) da novela, Neco aconselha Tobias a esquecer Zuca e ficar com Mariquinha, mas ele diz que não consegue. A cabocla se preocupa ao saber que o estado de Luís é mais grave do que ele pensa. Dr. Teles recomenda ao advogado que se mantenha distante de Zuca para que ela não pegue sua doença. Justino diz ao Vigário que quer se casar com Pepa, deixando-o pasmo. Felício confessa para Tina que roubou a santinha de Generosa, mas não quer dizer onde está. Tomé fala para Luís que ele não deve passear com Zuca pela fazenda, pois Tobias pode ver e considerar uma provocação. A cabocla pede um beijo a Luís e ele se recusa a dá-lo, deixando-a irritada. O Vigário anuncia para Boanerges que Justino pretende se casar com Pepa. Generosa acusa Tina de ter roubado sua santinha, magoando-a. Luís volta a ter febre. Zuca diz a Belinha que está com medo. Justino diz a Pepa que passou todos os seus bens para os nomes dos filhos. Ela fica magoada.
Pepa diz a Justino que o ama e quer se casar com ele. O coronel garante à espanhola que os filhos dele não vão separá-los. Bina vê Justino e Pepa se beijando e fica chocada. O coronel convida Zé e Bina para serem padrinhos de seu casamento, a pedido de Pepa. Neco anuncia que vai discursar para o povo sem os aparatos de um comício. Boanerges fica sabendo das intenções de Neco e se espanta com a esperteza dele. Neco fala mal dos fazendeiros para o povo e tira as botas para ficar como a multidão. Boanerges ouve o discurso e fica furioso. Tobias manda Neco tomar cuidado com os fazendeiros, mas ele não se preocupa. Nastácio pede para ter aula com Mariquinha, que fica radiante e lhe dá material para estudar. Zuca sugere a Belinha que ela fique ao lado de Neco e contra Boanerges. Nastácio diz a Ritinha que vai estudar e ela faz pouco dele. Emerenciana e Belinha ficam felizes com a decisão de Nastácio. Justino pede que Bina costure o vestido de noiva de Pepa. Zé teme que Boanerges não vá gostar de saber que eles vão ser padrinhos de casamento de Justino.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.