Resumo da novela “Cabocla” em 12/12: no capítulo 094(*) da novela, Pepa diz a Justino que o ama e quer se casar com ele. O coronel garante à espanhola que os filhos dele não vão separá-los. Bina vê Justino e Pepa se beijando e fica chocada. O coronel convida Zé e Bina para serem padrinhos de seu casamento, a pedido de Pepa. Neco anuncia que vai discursar para o povo sem os aparatos de um comício. Boanerges fica sabendo das intenções de Neco e se espanta com a esperteza dele. Neco fala mal dos fazendeiros para o povo e tira as botas para ficar como a multidão. Boanerges ouve o discurso e fica furioso. Tobias manda Neco tomar cuidado com os fazendeiros, mas ele não se preocupa. Nastácio pede para ter aula com Mariquinha, que fica radiante e lhe dá material para estudar. Zuca sugere a Belinha que ela fique ao lado de Neco e contra Boanerges. Nastácio diz a Ritinha que vai estudar e ela faz pouco dele. Emerenciana e Belinha ficam felizes com a decisão de Nastácio. Justino pede que Bina costure o vestido de noiva de Pepa. Zé teme que Boanerges não vá gostar de saber que eles vão ser padrinhos de casamento de Justino.
Boanerges deixa claro para Macário que não quer vencer Neco através da violência. Xexéu conta para Justino que o discurso de Neco foi um sucesso. Belinha fica magoada ao saber que Neco provocou seu pai em público. Justino anuncia para os filhos que vai mesmo se casar com Pepa. Zaqueu conta para Tobias que Zuca está na fazenda de Boanerges cuidando de Luís. O peão morre de ciúmes. Mariquinha começa a ensinar Nastácio a escrever. Luís promete ajudar Boanerges na política. Joaquim diz a Pequetita que quer estar ao lado do filho quando ele comprar a fazenda na qual vai viver com Zuca. Bina acha um absurdo Zuca se casar com um homem doente. Mariquinha teme que Justino se torne motivo de chacota ao se casar com Pepa. Neco diz à irmã que eles precisam aceitar a decisão de Justino. Os aliados de Boanerges sugerem que ele ataque Pepa para atingir Neco. Luís fica furioso com a idéia. Bina e Zé explicam para a espanhola que não podem ser seus padrinhos. Zé diz a Justino que algumas pessoas estão pensando em impedir Pepa de se casar de noiva. O coronel vai até a casa de Boanerges.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.