Resumo da novela “Cabocla” em 18/11: no capítulo 073(*) da novela, Luís consegue convencer Boanerges a não bater em Belinha. Tomé tem certeza de que Felício consegue entender o que eles dizem, mas não quer falar quem o atacou. Mariquinha pede que Tobias não desconte sua raiva de Justino em Neco. Tobias é grosseiro com Mariquinha e a beija à força. Mariquinha vai embora muito magoada. Justino vê a filha chorando e pergunta o que aconteceu, mas ela consegue dar uma desculpa. Julieta aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Felício começa a melhorar, para alegria da família. Zuca descobre que Luís piorou de saúde. Boanerges percebe que alguns de seus aliados se bandearam para o lado de Justino. Tobias diz a Zuca que vai começar a construir a casa onde eles vão morar depois de se casar. Emerenciana começa a sentir as dores do parto e se preocupa, pois Boanerges não está em casa.
Emerenciana fica irritada com Boanerges, que está cuidando de assuntos políticos. Nastácio chama Generosa para ajudar no parto da criança. Belinha e Luís se preocupam com Emerenciana. Boanerges chega em casa e toma um susto ao saber que seu filho está nascendo. Emerenciana percebe que seu marido quer que a criança seja menino e fica magoada. Bina fala para Zuca que Luís deve ser tuberculoso, deixando-a desesperada. Pequetita conta para Joaquim que Pepa diz estar esperando um filho de Luís. Boanerges torce para que nasça um menino. Joaquim fica apavorado com a idéia de Pepa ser mãe de seu neto. Neco diz a Justino que ele tem de ajudá-lo a ficar com Belinha caso ganhe a eleição. Felício começa a andar, mas continua sem querer falar. Generosa diz para Boanerges que nasceu um menino.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.