Resumo da novela “Cabocla” em 19/11: no capítulo 074(*) da novela, Emerenciana fica irritada com Boanerges, que está cuidando de assuntos políticos. Nastácio chama Generosa para ajudar no parto da criança. Belinha e Luís se preocupam com Emerenciana. Boanerges chega em casa e toma um susto ao saber que seu filho está nascendo. Emerenciana percebe que seu marido quer que a criança seja menino e fica magoada. Bina fala para Zuca que Luís deve ser tuberculoso, deixando-a desesperada. Pequetita conta para Joaquim que Pepa diz estar esperando um filho de Luís. Boanerges torce para que nasça um menino. Joaquim fica apavorado com a idéia de Pepa ser mãe de seu neto. Neco diz a Justino que ele tem de ajudá-lo a ficar com Belinha caso ganhe a eleição. Felício começa a andar, mas continua sem querer falar. Generosa diz para Boanerges que nasceu um menino.
Boanerges fica radiante. Generosa diz que o menino nasceu morto, deixando o coronel em estado de choque. Belinha e Luís tentam consolar Emerenciana, que está arrasada. Todo o povo comparece ao enterro do filho de Boanerges. Justino sente pena de seu inimigo político. Bina deixa que Zuca vá passar alguns dias na casa de Boanerges, para consolar Emerenciana. Justino diz a Mariquinha e Neco que eles deveriam ir até a casa de Boanerges para dar seus pêsames à família. Emerenciana recebe Neco e Mariquinha e diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha. Boanerges garante ao Vigário que não vai deixar que o sofrimento lhe derrube. Neco sugere a Justino que ele se torne aliado de Boanerges, deixando-o furioso. Joaquim diz a Pequetita que está velho demais para se casar com ela, irritando-a. Pepa chega em Pau D’Alho e pergunta a Bina por Luís.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.