Resumo da novela “Cabocla” em 19/12: no capítulo 100(*) da novela, Justino pergunta a Zuca para quem foi o telegrama que Boanerges passou recentemente e ela diz que não sabe. Tobias acorda e fica arrasado ao perceber que Zuca foi embora. Luís diz a cabocla que não quer que ela volte a ver Tobias, deixando-a furiosa. Chico pede Ritinha em namoro e ela aceita. Justino diz a Neco que desconfia de Boanerges, pois ele passou um telegrama para alguém de fora da região. Tobias fala para Neco que Justino tem o direito de se vingar. Boanerges garante a seus aliados que o telegrama que mandou foi para um deputado. O Vigário pergunta se ele pode provar o que diz.
Emerenciana joga fora um papel que estava no bolso de uma roupa de Boanerges. Ritinha e Chico vão visitar Neco e Tobias. Luís pede desculpas a Zuca pelo seu ciúme. Ela vê que Luís voltou a tossir e fica preocupada. O advogado diz a Zuca que vai até o Rio para ser examinado por Edmundo. A cabocla acha que Luís está arrumando uma desculpa para abandoná-la e fica magoada. Boanerges fala para o Vigário que tem a cópia do telegrama que mandou, mas não sabe mais onde está.
Macário conta para Boanerges que estão dizendo que ele e Luís podem ser os culpados do que aconteceu com Tobias. Xexéu incita Justino contra Boanerges. Ritinha diz a Belinha que Neco implorou que ela fosse visitá-lo. Emerenciana permite que Belinha vá visitar Neco. Luís garante a Zuca que vai voltar do Rio assim que puder. Pepa comenta com Tobias que Mariquinha está cuidando muito bem dele, mas ele só consegue pensar em Zuca. Neco fica radiante ao ver Belinha. Tobias gosta de saber que Luís vai partir para o Rio. Zaqueu e Nastácio ficam indignados ao verem Ritinha e Chico juntos. Tobias insiste em voltar para casa e Tomé concorda em carregá-lo.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.