Resumo da novela “Cabocla” em 21/11: no capítulo 076(*) da novela, Emerenciana recebe Neco e Mariquinha e diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha. Boanerges garante ao Vigário que não vai deixar que o sofrimento lhe derrube. Neco sugere a Justino que ele se torne aliado de Boanerges, deixando-o furioso. Joaquim diz a Pequetita que está velho demais para se casar com ela, irritando-a. Pepa chega em Pau D’Alho e pergunta a Bina por Luís. A espanhola diz que o advogado é o amor de sua vida. Dr. Teles garante a Boanerges que Emerenciana não corre risco nenhum. Emerenciana fala para o marido que eles foram castigados por Deus. Boanerges percebe que Emerenciana o culpa pela morte da criança. Ritinha flerta com Chico para deixar Nastácio com ciúmes. Zuca pergunta a Belinha se Luís está muito doente. Ela garante que não.
Tobias pergunta a Tina por que ela não gosta de sua noiva. Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica arrasado, mas promete à irmã que não vai fazer nenhuma bobagem. Emerenciana percebe que Boanerges está tão triste quanto ela e os dois se abraçam. Justino diz a Neco que prefere vê-lo morto do que casado com Belinha. Tobias chega furioso à casa de Boanerges e exige que chamem Luís. Tomé tenta impedir Tobias de acertar suas contas com o advogado. Generosa e Tina rezam para o peão não fazer nenhuma bobagem. Tobias pede para conversar com Luís e os dois saem juntos a cavalo. Tomé os segue. Nastácio avisa Boanerges das intenções de Tobias e ele sai atrás de seu funcionário. Zuca se desespera ao saber que Tobias descobriu tudo. Luís diz ao peão que se apaixonou por Zuca antes de saber que ela era noiva. Tobias morre de raiva, mas não tem coragem de matar Luís.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.