Resumo da novela “Cabocla” em 23/10: no capítulo 051(*) da novela, Boanerges se sente culpado ao ver Belinha tão chateada, mas não muda de idéia. Zuca diz a Luís que vai desmanchar seu noivado com Tobias, deixando-o atônito. Justino deixa Neco na estação do trem com suas malas. Luís teme pela reação de Tobias. Zuca fica brava ao perceber o medo de Luís. Justino avisa Boanerges que Neco está esperando Belinha na outra estação. Boanerges acusa Belinha de estar de combinação com Neco, mas ela garante que não sabia de nada. Mariquinha pergunta o que Justino conversou com Boanerges e ele garante que estava defendendo Neco. Boanerges confessa ao vigário que está pensando em deixar Belinha num convento. Neco volta a pé para casa. Tomé confessa a Zaqueu que está pensando em ir atrás de Rosa. Tina reza para que Tomé não vá embora. Felício avisa à Generosa que não quer mais Rosa em sua casa. Tomé ouve tudo.
Tomé fica chateado, mas não diz nada. Neco chega ao hotel de Zé da Estação e pede um quarto, sem saber que Belinha e Boanerges estão lá. Boanerges exige que Zé se recuse a dar um quarto a Neco. Chico diz a Neco que o hotel está cheio, mas ele adivinha por que Zé não quer que ele fique lá. Belinha pede para conversar com Neco, mas Boanerges a impede. Luís revela a Neco que foi Justino quem contou seu plano a Boanerges. Neco pensa em fugir com Belinha, mas Luís o convence a não tentar nada por enquanto. Belinha vê Luís e Zuca juntos. Luís confessa a Belinha que está apaixonado por Zuca. Emerenciana começa a passar mal. Nastácio chama Generosa para que ela cuide de Emerenciana. Ritinha pede que Tomé vá chamar um médico. Maria conta para Tobias que Emerenciana está perdendo o filho.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.