Resumo da novela “Cabocla” em 25/10: no capítulo 053(*) da novela, Maria pensa em mandar alguém chamar Boanerges, mas Emerenciana não quer. O médico afirma que Emerenciana está bem por enquanto, mas ainda corre o risco de perder a criança e precisa repousar. Chico conta para Macário e o vigário que Felício ganhou a ação contra Justino. O coronel fica furioso e planeja se vingar, mas Xexéu o aconselha a mostrar humildade para ganhar a aprovação do povo. Maria fica assustada com o estado de fraqueza de Emerenciana. Justino diz a Felício que ele ganhou a causa, fingindo estar contente. Neco chega em casa. Tobias percebe que Justino está tentando levar vantagem na situação e afirma que não deve nada para ele. Luís fica apavorado ao saber que Emerenciana passou mal. Tobias conta para Luís que eles ganharam a ação. Luís fica chateado quando Tobias fala de seu casamento com Zuca. Neco avisa a Mariquinha que vai atrás de Belinha. Zuca diz a Bina que vai desmanchar seu noivado com Tobias.
Zuca revela sua decisão para o pai. Neco avisa a Justino que já sabe o que ele fez. Zuca garante aos pais que não vai voltar atrás, deixando-os preocupados. Felício conta para Tomé que ele vai perder a chance de ser feliz se sair atrás de Rosa. Tomé pede que Tina o esqueça e ela garante que só sente pena dele. Justino diz a Mariquinha que Boanerges vai acabar matando Neco se ele não esquecer Belinha. Tobias conta a Zuca que ganhou a ação e comemora que agora eles podem se casar. Zuca revela a Tobias que não o ama mais e não quer se casar com ele. Tobias pergunta a Zuca se ela tem outro e a cabocla garante que não. Tobias avisa a Zé da Estação que não vai deixar Zuca ficar com nenhum homem. Bina manda Zuca tomar cuidado com Tobias. Boanerges e Belinha chegam ao Rio. Tomé vê Tobias bêbado e manda que Luís se prepare para o pior.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.