Resumo da novela “Cabocla” em 26/12: no capítulo 106(*) da novela,
Macário diz a Neco que Boanerges tentou matá-lo para tirá-lo da disputa política. Xexéu sugere a Neco que peça a mão de Belinha em casamento, mas diga que vai continuar na disputa, para ver qual a resposta de Boanerges. Zuca garante a Bina que Luís vai voltar para esclarecer tudo com o delegado. Neco conta para Tomé e Tobias que Macário acusou Boanerges de ser o mandante da tocaia. Justino garante aos caboclos que Neco vai voltar a ser candidato. Tomé avisa Emerenciana que Neco e Justino vão fazer uma visita a Boanerges.
Belinha e Emerenciana exultam. Chico dá duro na roça de Tobias e começa a se arrepender de ter deixado de trabalhar para Zé. Zaqueu tenta descobrir se foi Boanerges quem surrou Felício, mas ele não diz nada. Emerenciana conta para Boanerges que Neco e Justino vão visitá-los e se surpreende ao ver que ele fica satisfeito. Justino combina com Neco que ele vai dizer que vai voltar a ser candidato por causa da pressão de seus amigos. Boanerges comenta com o Vigário que fica feliz porque a disputa política na região vai acabar. Neco e Justino chegam à casa de Boanerges. Justino pede a mão de Belinha em casamento em nome de Neco.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.