Resumo da novela “Cabocla” em 27/11: no capítulo 081(*) da novela, Luís fala para Boanerges que ele vai acabar derrotado nas eleições se não se aliar a Neco. Emerenciana concorda. O coronel fica pasmo. Os caboclos começam a comentar que Justino desistiu de sua candidatura e sugerem a Neco que ele lance a sua. Justino pede que Pepa não vá embora. Zuca diz a Bina que vai se casar com Luís. Ela fica inconformada. Tina conta a Felício que sabe que Tomé a beija pensando em Rosa, mas espera que um dia ele a esqueça. Neco e Mariquinha dizem a Justino que todos estão falando dele e de Pepa. Neco teme que seu pai tenha se apaixonado pela espanhola. Julieta estraga uma comida que Pepa preparou. Neco diz a Justino que ele está fazendo papel de bobo e pede que o pai mande a espanhola embora. Pepa fala para Mariquinha que gosta de verdade de Justino, pois ele a respeita. O coronel confessa para Neco que está apaixonado pela espanhola, mas concorda em pedir que ela vá embora.
Mariquinha diz a Neco que acha que Pepa não está dando um golpe em Justino. Boanerges descobre que Justino e Pepa estão na boca do povo e se aproveita da situação. Neco e Mariquinha decidem deixar a espanhola ficar. Pepa dá um beijo em Justino. Neco e Mariquinha vêem e acham graça. Belinha teme que Neco resolva ocupar o lugar de Justino e concorrer pela prefeitura contra Boanerges. Generosa se irrita ao ver Tomé dando atenção a Tina. Tomé diz a Tobias que Felício não fala quem o surrou por medo que ele se vingue. Emerenciana diz ao Vigário que vai tentar convencer Neco a apoiar Boanerges. Luís percebe que Tobias continua com ódio dele. Justino decide deixar Pepa no hotel de Zé da Estação, para evitar que o povo fale deles. Generosa vê Tina beijando Tomé e fica revoltada. Emerenciana pede que Belinha convença Neco a se tornar um aliado político de Boanerges e afirma que esse é o único jeito deles dois ficarem juntos.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.